Novo diretor geral da ALD Automotive Portugal

Marek Malachowski (na foto), anteriormente diretor regional para a zona Leste da Europa e chief executive officer (CEO) da ALD Automotive na Polónia, foi nomeado diretor regional para a área do Mediterrâneo e CEO da ALD Automotive em Portugal.

Na sequência da nomeação, o executivo assinalou: «É uma honra e um empolgante desafio poder trabalhar num país tão relevante como Portugal. Um país com o qual tenho uma forte relação e que visitei pela primeira vez em 1985, regressando desde então várias vezes, tanto para fins profissionais como privados. A ALD Automotive Portugal é uma empresa líder de mercado e o meu objetivo, e no qual estou totalmente empenhado, será apoiar o negócio nos muitos desafios e nas incertezas que marcam a atualidade, assim como nas muitas conquistas que temos pela frente, dando continuidade a uma abordagem diferenciadora, num mercado altamente desafiante. Tudo isto, procurando manter sempre o nosso espírito inovador e a nossa estratégia pioneira de beneficiar os nossos clientes com a melhor qualidade de serviço e com as mais flexíveis soluções de mobilidade. O recém-lançado ALD Flex é um excelente exemplo desta estratégia. Permaneceremos muito atentos à evolução das necessidades do mercado e dos nossos clientes.»

Marek Malachowski começou a sua carreira na Renault, ocupando vários cargos de gestão na área de vendas e marketing na Alemanha, em França e na Polónia, incluindo o cargo de diretor global de marca para o Clio e o Twingo. Foi nomeado diretor de vendas e rede de concessionários da Renault na Polónia em 2003 e tornou-se diretor regional para o Báltico dois anos depois. Foi também membro do Conselho de Administração do RCI Banque Polónia. Em 2008, deixou a Renault para abraçar a área de desenvolvimento e gestão de negócios da Scuderia Ferrari em Praga (República Checa), seguindo por várias missões de consultoria em fabricantes globais da indústria automóvel. Integrou a ALD Automotive em 2012 como CEO da Polónia e tornou-se diretor regional para a zona Leste da Europa em 2016.

Marek Malachowski tem um mestrado em Geografia e Economia pela Universidade de Gdansk, na Polónia.

 

A ALD Automotive

A ALD Automotive tem uma posição de destaque global em soluções de mobilidade e oferece serviços de renting (ou AOV) e gestão de frotas, em 43 países, a uma ampla base de clientes entre grandes empresas, PMEs (pequenas e médias empresas), profissionais liberais e particulares. Posiciona a mobilidade sustentável no centro da sua estratégia, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e serviços tecnológicos aos seus clientes, ajudando-os a concentrarem-se no seu negócio diário. Com cerca de 6.700 colaboradores em todo o mundo, o Grupo ALD Automotive gere 1,78 milhões de veículos (dados de março de 2020). Em Portugal tem mais de 23.700 veículos sob gestão. A sede é em Sintra, havendo uma delegação no Porto. São mais de de 120 colaboradores e mais de 4.500 clientes.