SEAT lança forma de trabalhar mais flexível, digital e sustentável

A SEAT lançou um novo modelo de trabalho para promover um ambiente de trabalho flexível e dinâmico que favorece a conciliação da vida pessoal com a vida profissional. O projeto, denominado «Smart Work», visa implementar uma nova cultura corporativa, mais ágil e sustentável, além de constituir mais um passo na transformação digital da empresa.

Acordado com a representação sindical, o projeto combina a presença no escritório com o trabalho remoto e baseia-se principalmente na confiança mútua entre o trabalhador e a empresa. As pessoas que aderirem a esta iniciativa poderão exercer as suas funções on-line até dois dias por semana a partir de qualquer lugar, organizando o seu horário entre as 6H00 e as 20H00.

Xavier Ros, vice-presidente executivo de recursos humanos e organização da SEAT, assinalou: «A melhoria contínua, o crescimento profissional e o bem-estar dos trabalhadores são prioridades para a SEAT. Com o ‘Smart Work’ queremos consolidar um novo modelo de trabalho digital, flexível e sustentável que permite uma maior conciliação da vida pessoal com a vida profissional. Após a experiência dos últimos meses, ficou claro que o trabalho remoto veio para ficar. Na SEAT queremos continuar a avançar nessa direção, e esta iniciativa demonstra o compromisso da empresa em ser um empregador inovador e ágil, capaz de reter talentos internos e atrair novos profissionais.»

Esta nova forma de trabalho inclui um acordo de desconexão digital que estabelece que o colaborador tem o direito de não responder a qualquer tipo de comunicação fora do horário de trabalho. Para se candidatar ao «Smart Work», é imprescindível ocupar um cargo que permita trabalhar remotamente e ter concluído a formação em prevenção de riscos laborais (PRL). Das 5.554 pessoas da SEAT que podem optar por esta nova modalidade, mais de 1.000 já se inscreveram na primeira semana de implementação. O projeto foi desenhado em ad-hoc para se ajustar plenamente às necessidades da força de trabalho, e para isso mais de 2.400 colaboradores participaram ativamente por meio de pesquisas no desenvolvimento dos principais pontos deste novo sistema flexível.

Por outro lado, o compromisso da SEAT com a sustentabilidade também se reflete no lançamento deste novo modelo, que facilita a redução das emissões de CO2 para a atmosfera, já que se reduz em média 7,2 quilos de CO2 por dia por cada pessoa que trabalha remotamente.

 

COVID-19, um campo de teste para o «Smart Work»

Durante o confinamento causado pelo COVID-19, a SEAT colocou à prova a infraestrutura digital da empresa, uma transformação sólida e rápida que permitiu a mais de 5.000 colaboradores trabalharem à distância. Nesses meses, foram identificadas melhorias na organização, como maior agilidade, duração e eficiência das reuniões, o que aumentou a produtividade das equipas que se encontravam a trabalhar remotamente. Além disso, nesse período o número de utilizadores diários conectados a uma rede VPN multiplicou-se por sete e as reuniões pelo Office 365 (Skype e Teams) aumentaram cinco vezes. Para isso, a equipa de TI (tecnologias de informação) da SEAT adaptou-se rapidamente às novas circunstâncias e expandiu o número de dispositivos portáteis, aumentou a largura de banda e duplicou e fortaleceu a capacidade das conexões VPN.

Nesse sentido, todas as mudanças experimentadas durante os meses de confinamento constituíram um teste piloto para confirmar que a produtividade e o «Smart Work» são dois termos perfeitamente compatíveis.