Dynabook reinventa as infraestruturas do trabalho remoto

A Dynabook Europe GmbH tem vindo ao longo de 2020 a reforçar a sua oferta de soluções de computação móvel, de modo a ir ao encontro das necessidades e das exigências das organizações e seus colaboradores. O reforço com novos equipamentos quer na linha Tecra, quer na linha Satellite permitem à marca disponibilizar equipamentos que podem de forma natural suportar as necessidades de computação no escritório, como de acesso remoto através de conexão a soluções de cloud computing ou de edge computing de modo simples, eficaz e seguro.

O cloud computing não é exatamente um novo conceito tecnológico, e os seus benefícios são bem conhecidos por todos os tipos de organizações, permitindo a que todo o tipo de empresas possam aceder a serviços de forma simples, direta e escalável, que de outra forma seriam incomportáveis financeiramente. Daí ser claro que 85% das empresas acreditam que a adoção da cloud seja um passo necessário para a inovação.

Existem também novos conceitos como o edge computing, que a par da cloud traz novas oportunidades e permite formas de atuar e repensar as próprias infraestruturas de TI (tecnologias de informação) das empresas.

Qualquer um destes conceitos pretende simplificar e reduzir o esforço operacional das equipas de TI, bem como criar oportunidades para a adoção de soluções de computação mais simples, seguras e com maior flexibilidade. Para a Dynabook, qualquer conceito tecnológico adotado necessita e deve ser abordado pela ótica das necessidades dos utilizadores, bem como das equipas de TI. Daí a construção de equipamentos que fomentam:

Redução de complexidade da infraestrutura Com equipamentos que podem ou não ter discos rígidos e onde o acesso aos dados seja efetuado de forma ubíqua e segura, as equipas de TI conseguem controlar melhor as suas infraestruturas, reduzindo-as às reais necessidades das suas equipas de trabalho, mas com capacidade de escalar consoante as cargas de trabalho, aumento de utilizadores, esforço de transmissão de dados, tirando partido das mais recentes e avançadas redes de informação baseadas em 5G e Internet of Things (IoT).

– Latência mínima Devido à natureza da cloud, a informação encontra-se num data center, onde é processada e onde é acedida, para depois ser enviada para o dispositivo do utilizador. Isto acarreta um tempo de latência que tem de ser minimizado. Com os mais recentes computadores portáteis Dynabook, este é um desafio ultrapassado devido à sua configuração ultraleve e com os parâmetros de conetividade compatíveis com a tecnologia de conexão mais avançada.

Segurança e privacidade Existindo cada vez mais utilizadores a trabalharem remotamente, as equipas de TI têm de assegurar que toda a infraestrutura, dispositivos e utilizadores mantém-se seguros e com a sua informação privada. Neste sentido a Dynabook tem trabalhado para criar soluções cada vez mais avançadas e com diversas camadas de segurança, que permitam a cada utilizador trabalhar descansado relativamente aos dados acedidos e à informação produzida, quer seja pelos sistemas de segurança embebidos na BIOS dos seus computadores (sistema proprietário da Dynabook), quer pela inclusão de funcionalidades de retro-iluminação nos seus écrans, reconhecimento facial, identificação biométrica, e integração com sistemas de edge computing que asseguram que a informação nunca fica alojada no computador.