Três a seis meses para retomar a atividade normal

Referência nas áreas do executive search e talent management, a Stanton Chase Portugal convidou os gestores portugueses, sobretudo os responsáveis pela gestão de pessoas nas organizações, a partilharem as suas realidades, as perceções e as expectativas em relação ao atual contexto que vivemos, através do «Coronavirus Impact Survey» (disponível aqui).

Este survey decorreu durante o mês de abril e contou com a participação de perto de quatro centenas de gestores.

Pela análise dos resultados, nota-se o relativo otimismo que os responsáveis pela gestão de pessoas das organizações em Portugal apresentam face aos prazos de superação desta crise.

61% dos inquiridos reconhecem que a pandemia Covid-19 terá um impacto económico-financeiro elevado nas organizações onde atuam. Contudo, é de realçar que a maioria se encontra otimista, na medida em que acredita retomar a atividade normal da empresa num período de entre três a seis meses (76%).

Os gestores viram-se forçados a tomar medidas para fazer face aos impactos da Covid-19, nomeadamente reforçando medidas de higiene e desinfeção (78%) e desencadeando modalidades de trabalho remoto parcial (58%) ou total (33%) para os seus colaboradores.
A eficácia da comunicação interna está no topo das preocupações atuais dos inquiridos (79%).  Quanto ao futuro próximo, as estratégias para aumentar a agilidade e a resiliência em situações de crise passam por implementação de processos integrados de gestão de risco (67%), reforço dos padrões de higiene, saúde e segurança (62%) e estruturas tecnológicas mais robustas para o trabalho remoto (59%).

José Bancaleiro, managing partner da Stanton Chase Portugal, comenta: «O aparecimento da Covid-19 como uma pandemia à escala global é um fenómeno inesperado que está a condicionar o nosso modo de vida. Ainda com muita imprevisibilidade quanto à sua duração e à sua intensidade, gestores, profissionais e a sociedade em geral procuram adaptar-se às circunstâncias e redescobrir estratégias a seguir para fazerem face aos desafios a curto e a médio prazos.»

O responsável acrescenta ainda: «O ‘Coronavirus Impact Survey’ vem comprovar que os gestores, apesar de preocupados com o elevado impacto desta crise, acreditam na retoma normal da atividade das suas empresas a curto/ médio prazo.»

Na Stanton Chase Portugal acredita-se na importância de estudos como este para aferir tendências e partilhar expectativas com os seus parceiros e assim apoiar os processos de decisão dos gestores portugueses na atual situação que vivemos.

Resultados deste survey na íntegra aqui.