Rui Sousa Pedro é o novo líder de inovação da Hyphen

A Hyphen, consultora destacada em user experience (UX) em Portugal, contratou Rui Sousa Pedro (na foto) como head of innovation. O objetivo é liderar e desenvolver o novo departamento de inovação, que vem reforçar a aposta estratégica na interseção entre UX design e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA).

Com uma carreira de quase três décadas em engenharia, produto, investigação e desenvolvimento (I&D), cloud services e UX strategy, e passagens por empresas como Siemens, ONI, Portugal Telecom (atual Altice) e Tangível, Rui Sousa Pedro traz uma visão transversal sobre como transformar tecnologia em valor real para as pessoas e para as organizações.

Sobre esta nova etapa na Hyphen, Rui Sousa Pedro sublinha a combinação certa entre momento, equipa e ambição, referindo: «A evolução da IA está a mudar tudo e quero ajudar a Hyphen a aproveitar este momento. Gosto de desafios reais, sobretudo ligados à inovação e ao crescimento, e aqui sinto liberdade para experimentar, testar ideias e criar coisas novas. Confio profundamente nas pessoas da Hyphen, que são competentes, empáticas e colaborativas, e isso dá-me a motivação necessária para liderar este caminho.»

Uma função criada para preparar o futuro do UX

Como head of innovation, Rui Sousa Pedro terá como missão estimular a curiosidade e o espírito de experimentação dentro da empresa, testar novas tecnologias, criar formas de trabalho mais eficientes e garantir que a inovação se traduz em mais-valias para a Hyphen, para os consultores e para os clientes.

«Inovação é transformar novas ideias em valor», defende. «Isso implica ter bases sólidas para a inovação contínua, integrar IA de forma prática no dia-a-dia, tirar o melhor da tecnologia sem perder o lado humano que define o UX, e preparar a empresa para um crescimento internacional sustentável.

Entre as principais apostas de Rui Sousa Pedro na nova função, destacam-se:

– IA prática – assistentes, agentes e automações que efetivamente ajudem no dia-a-dia;

– Projetos com clientes que envolvam IA e novas tecnologias emergentes;

– Criação de espaço para toda a equipa experimentar, errar e aprender.

Quanto aos maiores desafios a endereçar, Rui Sousa Pedro revela a velocidade da evolução da IA, a complexidade técnica, a importância das questões éticas e a mudança de hábitos dentro das equipas – um processo que exige envolvimento coletivo.

Para a Hyphen, esta nomeação reflete um marco estratégico, como afirma André Carvalho, chief executive officer (CEO) da empresa: «Estamos muito orgulhosos de anunciar o Rui Sousa Pedro como head of innovation. Todas as equipas de UX em Portugal e no mundo enfrentam atualmente a urgência de repensar processos e competências para integrar plenamente as capacidades da IA. O Rui vai liderar esta transformação connosco, desenhando novas práticas, frameworks e formas de trabalhar que elevem a qualidade, a velocidade e o impacto do UX moderno. A sua experiência multifacetada dá-lhe uma visão rara sobre como ligar tecnologia, produto e design de forma prática e inovadora.»

O CEO da Hyphen acrescenta ainda que esta nomeação se insere na ambição da consultora de se posicionar como uma referência europeia em UX+AI, garantindo que está não apenas a acompanhar a mudança global, mas a liderá-la.

Rui Sousa Pedro é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST).

A consultora

A Hyphen é uma consultora europeia de referência, especializada em UX, design, research e estratégia. Fundada em 2015, ajuda as empresas a criar produtos digitais de sucesso, com uma equipa de mais de 130 profissionais experientes em design e estratégia digital. Tem clientes na Europa, no Médio Oriente e nos Estados Unidos da América, sendo uma das 50 empresas de maior crescimento na área da tecnologia em Portugal (Deloitte Technology Fast 50). É também certificada pelo Great Place To Work Institute.

Scroll to Top