Renaissance Porto Lapa Hotel

Nova ala com 78 quartos, SPA, ginásio e piscina interior

Texto: Redação «human» Imagem: DR

Aberto há dois anos e localizado numa das zonas mais dinâmicas e cosmopolitas da cidade Invicta, o Renaissance Porto Lapa Hotel é a primeira unidade da marca Renaissance Hotels em Portugal e acaba de crescer. A nova ala tem 78 quartos, um SPA com produtos da marca francesa Cinq Mondes, um ginásio e uma piscina interior, num investimento do grupo Mercan Properties de mais de 33 milhões de euros. O projeto, cuja gestão hoteleira está a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, ganha ainda 110 novos postos de trabalho, 90 indiretos (durante a construção) e 20 diretos (operação do hotel), e novas valências para o futuro.

Álvaro Aragão, diretor geral da unidade de cinco estrelas, assinala: «Esta nova ala representa um crescimento sólido e estratégico da marca no Porto, muito assente na nossa vontade em oferecer uma experiência de alojamento cada vez mais qualificada, diferenciada e melhorada aos nossos hóspedes. Aumentando o número de quartos e apostando numa área completa de bem-estar, proporcionaremos novas valências e complementos capazes de tornar o Renaissance Porto Lapa Hotel mais competitivo e absolutamente fundamental no panorama hoteleiro nacional.»

Em construção desde 2024, as novas instalações do hotel apresentam 78 quartos e um SPA, aberto a hóspedes e visitantes, com três salas de tratamento, uma delas concebida para casais, com uma oferta de massagens e tratamentos, faciais e corporais, personalizados e exclusivos, realizados com produtos da marca francesa Cinq Mondes. O espaço dispõe ainda de um circuito termal que inclui sauna, duches sensoriais, banhos a vapor, jacuzzi e uma piscina interior.  Para completar a oferta de bem-estar, a nova ala integra ainda um ginásio com 134 metros quadrados, totalmente equipado e adaptado a qualquer rotina de treino.

Jordi Vilanova, presidente da Mercan Properties, refere: «A nova ala do Renaissance Porto Lapa Hotel baseia-se no sucesso do hotel que, desde a sua abertura em 2023, tem tido um papel fundamental na revitalização do quarteirão da Lapa. O seu impacto na zona tem sido visível, contribuindo para restaurar o carácter e a vitalidade de um dos bairros mais históricos e simbólicos do Porto. Com um investimento de 33,35 milhões de euros, esta segunda fase reforça a confiança que a Mercan Properties continua a demonstrar juntos dos seus parceiros e investidores. A expansão gerou 20 empregos diretos e 90 indiretos, sublinhando a missão da Mercan Properties em promover um desenvolvimento hoteleiro sustentável, criando valor a longo prazo e contribuindo para posicionar Portugal como um dos principais destinos turísticos do mundo.»

Rodeado pelo mais recente parque urbano da cidade e a poucos minutos a pé dos principais monumentos históricos portuenses, o Renaissance Porto Lapa Hotel totaliza agora 241 quartos e suites, com áreas amplas, varandas privadas e uma decoração elegante, sofisticada e luminosa, mantendo as seis salas de eventos, com capacidade para acolher até 600 pessoas, o rooftop e a piscina exterior aquecida no último andar, e ainda o L’Égoïste Bar & Restaurant, um conceito gastronómico com oferta dividida entre os cocktails de autor e uma cozinha com base mediterrânea, assinada por Miguel Pinto, chef executivo, e Ricardo Tiago, chef de pastelaria.

Finalmente, Mariano Faz, chief executive officer (CEO) da AHM, entidade que gere a unidade hoteleira, partilha: «Situada numa zona absolutamente estratégica e em crescimento na cidade do Porto, esta nova ala representa um aumento significativo da nossa oferta gerida em Portugal, com mais 78 quartos, o que muito nos orgulha. Além da nossa experiência em hotéis e restauração, estamos bastante satisfeitos em poder adicionar a instalação de um SPA ao nosso portfólio, provando, mais uma vez, a nossa versatilidade, o profissionalismo e a capacidade de inovação.»

A AHM é uma empresa destacada  em gestão hoteleira em Portugal, parte do grupo Mercan Properties, composta por profissionais orientados para resultados com um histórico comprovado na área da hospitalidade, especializada na operação de unidades hoteleiras sob marcas internacionais de renome, como Marriott, Hilton, IHG, Hard Rock e Wyndham. O negócio da AHM também se expande para o campo de restaurantes e bares, com chefs premiados com estrelas Michelin e profissionais renomados. A AHM desenvolve conceitos e experiências inovadoras para todos os restaurantes, bares e rooftops do portfólio, estabelecendo constantemente novos padrões na indústria hoteleira de Portugal.

O Grupo Mercan Properties é responsável pela gestão e pelo desenvolvimento de ativos hoteleiros em Portugal e conta atualmente com 32 empreendimentos em diversas localidades do país como Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Lisboa, Amarante, Santiago do Cacém, Évora, Beja, Algarve e Madeira. Presente em Portugal desde 2015, distingue-se pelo impacto económico gerado pelos seus ativos turísticos de qualidade que garantem emprego, aumentam o potencial das áreas onde estão inseridos e oferecem uma experiência turística ao melhor nível deste país. Está presente em mais de 30 países e escolheu Portugal para o desenvolvimento das suas atividades na Europa devido à segurança, à estabilidade e à hospitalidade que o país oferece, bem como às oportunidades de desenvolvimento na área da reabilitação urbana.  

Scroll to Top