JCDecaux Portugal renova certificado Carbono Zero

A JCDecaux, líder mundial em publicidade exterior, acaba de renovar o Estatuto de Carbono Zero em todas as delegações da empresa em território nacional. A Carbono Zero é uma marca nacional, pioneira e prestigiada no mercado voluntário de carbono em Portugal, que contribui para reforçar a notoriedade ambiental das empresas.

Esta certificação está alinhada com a estratégia climática da JCDecaux, que visa reduzir a pegada de carbono em toda a sua cadeia de valor, medindo as suas emissões de gases com efeito de estufa e reduzindo-as, contribuindo para o desenvolvimento de projetos qualitativos destinados a reduzir e a capturar emissões de carbono para além da sua cadeia de valor. No âmbito desta certificação, em 2024 o investimento da JCDecaux Portugal em projetos florestais nacionais equivaleu a 636 toneladas de CO2e.

A renovação deste certificado foi possível através de parcerias com a Ponto Verde Serviços e outras entidades florestais nacionais, como a Terraprima – Sociedade Agrícola, um projeto através do qual a JCDecaux Portugal apoia ativamente a regeneração natural de áreas florestais com espécies autóctones como o carvalhal-negral e o pinheiro-bravo, no distrito de Castelo Branco, promovendo a biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas locais.

Philippe Infante, diretor geral da JCDecaux Portugal, refere: «A renovação do Estatuto Carbono Zero é um marco importante para a JCDecaux Portugal, que reafirma a sua dedicação a uma atuação ambientalmente responsável. Num contexto em que a sustentabilidade deve ser uma prioridade transversal, é com orgulho que continuamos a liderar pelo exemplo, contribuindo ativamente para um futuro mais equilibrado e consciente.»

Para a JCDecaux, este compromisso vai além da contribuição para reduzir as suas emissões de carbono. Por esse motivo, tem vindo a implementar várias práticas e tecnologias sustentáveis. Destacam-se a utilização de eletricidade 100% proveniente de fontes renováveis, a substituição generalizada da iluminação por tecnologia LED, o desligamento noturno dos equipamentos digitais (sempre que não interfira com a experiência dos cidadãos) e a aposta na renovação do mobiliário urbano com soluções de menor impacto ambiental, cuja utilização pode reduzir até 72% as emissões de gases com efeito de estufa. Adicionalmente, a JCDecaux está a reforçar o uso de água pluvial na lavagem do mobiliário urbano, promovendo um consumo mais responsável e sustentável dos recursos hídricos.

Em linha com o Acordo de Paris, o Grupo JCDecaux mantém-se firme relativamente ao seu objetivo de alcançar o Carbono Net Zero até 2050 (âmbitos 1, 2 e 3), através de uma estratégia baseada em medir, reduzir e contribuir. Até ao momento, conseguiu reduzir as suas emissões globais em 28,3% desde 2019 e visa uma redução total de 90% até 2050. Esta estratégia inclui investimentos em soluções de descarbonização e inovação que beneficiam não só a organização, mas também a sociedade em geral.

A JCDecaux

A JCDecaux é número um mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado out-of-home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.

Referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, a JCDecaux está ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de mais de 60 anos, os seus serviços de excelência em conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior são reconhecidos mundialmente por cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e pelas marcas.

Presente no mercado português há mais de 50 anos, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência out-of-home e tornar os concelhos mais atraentes.

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