Julien Haex (na foto) foi nomeado managing director da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), parte do Grupo Heineken, e assume a liderança da empresa neste mês de julho. O novo managing director tinha até agora sob a sua alçada direta a direção da Heineken Peru.
Com uma vasta experiência internacional no Grupo Heineken, Julien Haex traz consigo um profundo conhecimento da cultura, da visão e dos desafios do Grupo, a par de uma forte capacidade de liderança e compromisso contínuo com a inovação, digitalização e o crescimento sustentável.
O executivo tem 38 anos, é licenciado em Economia pela Universidade de Utrecht e tem um mestrado em Gestão Internacional pela IE Business School de Madrid. Iniciou desde cedo a sua carreira na Heineken, no Departamento de Finanças, em 2009, tendo desempenhado diversas funções ao longo de mais de uma década nas áreas Comercial e Gestão de Receitas em diferentes países da América, de África e da Europa.
Julien Haex liderou com sucesso a estratégia de revenue management para Vrumona, no Panamá e no México. Na sua última função, na Heineken Peru, focou-se na promoção de novos talentos e no desenvolvimento de um espírito de equipa competitivo, criando as bases para que o negócio crescesse de forma sustentável. Foi responsável por transformar o route to consumer, produzindo localmente Heineken e promovendo o formato retornável.
Sobre o novo desafio, partilha: «É uma honra assumir a liderança de uma empresa com tanta história e tradição e tão bem enraizada na sociedade portuguesa como a Central de Cervejas, com marcas fortes e uma equipa com enorme talento. Estou entusiasmado por liderar esta organização rumo ao crescimento sustentável nos próximos anos e garantir que somos a primeira escolha dos clientes e consumidores.»
Julien Haex sucede no cargo a Boris Miloushev, que irá liderar a Heineken na Roménia.
A SCC
Estabelecida em 1934, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) integra o Grupo Heineken desde 2008 e atua na produção, comercialização e distribuição de cervejas, sidras, refrigerantes e águas, tendo inclusivamente uma distribuidora de bebidas que atua nacionalmente, a Novadis – Unipessoal Lda. A SCC conta com três unidades de produção, nomeadamente a Cervejeira de Vialonga, onde são produzidas e engarrafadas as cervejas da marca Sagres e as suas variantes com e sem álcool, a cerveja Sagres Bohemia e a sidra Bandida do Pomar. Detém ainda duas unidades onde são captadas e engarrafadas: por um lado, a água mineral natural de Luso e a água de nascente do Cruzeiro; por outro, a água mineral natural gaseificada Castello. O portefólio da SCC integra também algumas das mais prestigiadas cervejas internacionais, destacando-se a marca premium Heineken.
O Grupo Heineken tem um forte compromisso com a sustentabilidade, transversal a todas as suas operações. Através do programa «Brew a Better World», que conta com três pilares estratégicos (Ambiente, Responsável e Social). Tem como ambição «produzir» um mundo mais sustentável, inclusivo, justo e equitativo tendo como prioridades o atingimento da neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor em 2040, zero emissões de carbono na produção em 2030, a proteção e a preservação dos recursos hídricos e ecossistemas onde são captadas as águas do portefólio, a circularidade de embalagens e a transição crescente para energias renováveis. O Grupo Heineken é ainda um forte promotor do consumo responsável e do apoio continuado às comunidades em que opera.
Com sede em Vialonga, a SCC conta com cerca de 1.600 colaboradores.