Quilaban

Dimensão humana em destaque

Texto: Redação «human» Fotos: DR

Susana Alves, a Chief People Officer (CPO) da Quilaban, destaca a abordagem centrada na confiança, na qualidade dos produtos e serviços e na proximidade, referindo ainda: «O nosso percurso tem sido sempre feito de forma sustentável e, sobretudo, responsável, com uma visão de longo prazo que alia o negócio ao impacto social. Os nossos 143 colaboradores estão distribuídos por várias áreas de atuação e com diferentes valências, e são estas pessoas – e, claro, todas as que por aqui passaram ao longo das cinco décadas – que fazem da Quilaban o que ela é hoje. São o nosso principal ativo.»

Segundo a responsável, a estratégia de atração e retenção de talento está profundamente alinhada com um dos pilares estratégicos – Pessoas Felizes. «Apostamos num modelo de desenvolvimento contínuo, que promove a aprendizagem ao longo da vida, com ferramentas acessíveis e eficazes», diz. «Uma das apostas é a disponibilização de uma plataforma de e-learning que inclui conteúdos técnicos, comportamentais e regula mentares. Outro aspeto fundamental, que é valorizado por todos, é o programa anual de formação individual, que permite a cada colaborador o seu desenvolvimento. Valorizamos o bem-estar como um motor da produtividade e da felicidade no trabalho. Por isso, nos últimos anos temos vindo a criar espaços de pausa e convívio mais confortáveis, reformulámos os ambientes de trabalho com vista à maior colaboração entre as equipas e promovemos o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, adotando medidas de flexibilidade. Também acreditamos que o reconhecimento é essencial para motivar. Estamos, por isso, a reforçar a política de valorização do mérito e a dar voz às equipas, através de canais de comunicação interna ativos e próximos. Por fim, mas não menos importante, para nós, atrair e reter talento também passa por termos um negócio relevante, com soluções inovadoras e produtos que fazem a diferença. Um negócio em crescimento e sustentável, onde os melhores profissionais queiram estar e onde se revejam no nosso propósito. O objetivo é claro: construir uma organização onde as pessoas queiram ficar, crescer e fazer a diferença. Queremos ser reconhecidos não apenas pelo que fazemos, mas pela forma como cuidamos das nossas pessoas.»

Crescer de forma sustentável

A Quilaban procura pessoas que se revejam nos seus valores, que são cinco: parceria, confiança, compromisso, inovação e paixão. Susana Alves fala da importância da curiosidade, do espírito de equipa, da capacidade de colaborar e, acima de tudo, do compromisso com o propósito da empresa de cuidar de quem cuida. «Acreditamos que o talento se manifesta tanto em jovens que procuram o primeiro desafio como em profissionais experientes que trazem conhecimento e visão», diz.

Relativamente às novas tecnologias, é um processo em curso e em constante avaliação na Quilaban. A responsável diz que ainda não aplicam a inteligência artificial (IA) de forma sistemática nas operações, mas reconhecem o seu potencial transformador, e detalha: «Estamos atentos às tendências e identificamos oportunidades para, de forma responsável, incorporar soluções inteligentes que contribuam para os nossos objetivos. Acreditamos que a IA é uma ferramenta poderosa para agilizar processos, automatizar rotinas e melhorar o dia-a-dia das nossas pessoas. No entanto, estamos convictos de que o que continuará a diferenciar-nos é a forma como nos relacionamos com os clientes e com as pessoas que servimos. É essa dimensão humana – em pática, próxima e genuína – que sustenta a qualidade e a consistência do nosso serviço. Por isso, consideramos fundamental olhar para o que está a mudar no mundo do trabalho e fazer uma aposta clara no upskilling e no reskilling das equipas. A tecnologia é um meio, mas são as pessoas que, preparadas e capacitadas, continuarão a ser o fator diferenciador da nossa proposta de valor.»

Susana Alves deixa ainda uma última partilha, ligada à sustentabilidade, que está integrada na estratégia e na forma de estar da empresa: «Vemos como uma prioridade a criação de metodologias de trabalho integradas, focadas na criação de valor e no desenvolvimento do negócio, mas também no bem-estar dos colaboradores e nos impactos sociais e ambientais. O nosso compromisso com a sustentabilidade foi consolidado em 2020 com a adesão ao United Nations Global Compact e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que nos orientam para uma abordagem ética, responsável e holística da sustentabilidade, trazendo-nos referenciais importantes para o desenvolvimento. Ao nível das pessoas, queremos contribuir para o emprego digno e qualificado, para o apoio à diversidade e à inclusão, e impactar positivamente as comunidades em que nos inserimos. Não é possível crescer sem ser de forma sustentável. É esta a nossa visão e a marca que queremos deixar.»

– «People Engagement Awards», da Cegoc: vencedora no sector SF – Saúde e Farmacêuticas

– «Happiness Works», integra o ranking

– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

Quilaban

Sede: Sintra

Atividade: Representação, Comercialização e Distribuição de Produtos de Saúde

Número de colaboradores: 143 (76 mulheres, 57 homens)

Média de idades: 42 anos

Antiguidade média: 7 anos

Colaboradores em trabalho remoto: 50,3% dos colaboradores em modelo híbrido

Site: www.quilaban.pt

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