Número 155, maio-junho de 2025

A edição 155 de «human» apresenta pelo décimo sexto ano consecutivo o dossier especial «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal». Este dossier inclui 30 empresas na sua edição de 2025, exemplos que vêm de inúmeros sectores de atividade com significativas apostas no talento. Cada uma das empresas deixa-nos preciosos ensinamentos no que à gestão das pessoas diz respeito, e juntas são uma marca muito importante, a da mudança num mundo corporativo que noutras décadas construiu uma história bem diferente.

Esta edição da «human» não se esgota no dossier especial. Destacamos ainda diversas entrevistas – com um gestor de uma multinacional, com o líder de uma organização de vanguarda no campo do direito e com um executivo que é o rosto de uma histórica marca de recursos humanos portuguesa que agora se internacionaliza. Além de trabalhos sobre a nova geração de soluções para a gestão do talento e sobre a tendência de inovação em trabalho temporário.

Espaços de opinião e outros que dão conhecer figuras do mundo português dos recursos humanos estão também em destaque, assim como a iniciativa Melhores Fornecedores RH, da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG).

Também recordamos, em imagens, a edição deste ano do Fórum de Líderes para a Gestão do Talento, que uma vez mais teve organização da «human», assim como uma conferência sobre um tema cada vez mais atual, a saúde mental nas empresas, evento da TEAM 24 em que a revista colaborou.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Tendências (Moldar o futuro dos RH)/ Evento em Destaque (Fórum de Líderes para a Gestão do Talento)/ Em Síntese/ Liderança (Top Board Meeting)/ Web/ Livros/ Agenda/ Saúde Mental (Grande Conferência de Saúde Mental)

– Primeira Opinião: Joana Teixeira, da CEGOC

– Entrevista: David Carvalho Martins, da Littler

– Destaque: Trabalho temporário – um ambiente de inovação

– Inspire Talent: Irene Vieira Rua, do Doutor Finanças

– Em Direto: Guilherme Monteiro Ferreira, da GSK

– Especial: Melhores Fornecedores RH

– Benefícios: Opinião de Miguel Rosa Galego, da Mercer Marsh Benefits

– Em Foco: Tecnologias de informação – uma nova geração de soluções para a gestão do talento

– Autoestigma: Opinião de Maria Duarte Bello, da MDB Coaching & Mentoring

– Perspetiva: Tiago Almeida, da Neves de Almeida

– Timeline: Isabel Moço, da Universidade Europeia

– Dossier Especial «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»

. A. Menarini Portugal

. A Padaria Portuguesa

. AbbVie

. Allianz Portugal

. ANA – Aeroportos de Portugal

. B-Training Consulting

. Cachapuz

. CA Seguros

. Capgemini Portugal

. Cofidis Portugal

. Connect Digital

. DECO PROteste

. Gateleven

. InterContinental Lisbon

. IDEA Spaces

. iServices

. Mary Kay Portugal

. Milestone

. Mind4Logistics

. Norauto Portugal

. NTT DATA Portugal

. Quilaban

. RTP – Rádio e Televisão de Portugal

. Samsys

. SBM Offshore Portugal

. Secil

. Takeda Portugal

. Tridonic Portugal

. Volkswagen Digital Solutions

. Wellow Network

– Lifestyle: Automóvel (Mercedes-Benz Classe S 2025)/ Café (Delta The Coffee House Experience)/ Moda (Salsa Jeans)

– Última Página: Teresa Sabino, da UPPartner

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

Edições anteriores

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.

Scroll to Top