Noesis com novos escritórios na Guarda e em Castelo Branco

Consultora tecnológica internacional de referência, a Noesis deu mais um passo estratégico na sua expansão em Portugal com a abertura de dois novos escritórios nos distritos da Guarda e de Castelo Branco. Esta expansão está alinhada com os objetivos da empresa e com a estratégia de descentralização dos seus centros de competências, para o desenvolvimento de projetos e suporte a clientes nacionais e internacionais.

A aposta na Beira Interior iniciou-se em 2022 com a abertura do escritório na Covilhã e de um polo no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que agora assume uma nova dimensão com o novo escritório da Guarda e a abertura em Castelo Branco. Para os novos escritórios, a Noesis prevê contratar durante o ano cerca de 30 novos colaboradores, com especial foco nas áreas de Qualidade, DevOps, Automação e desenvolvimento Low-Code. No entanto, não descarta outras oportunidades de recrutamento de diferentes perfis tecnológicos especializados, por exemplo nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial ou Developers em outras linguagens de programação. Atualmente, a Noesis já conta com cerca de 70 colaboradores na região, distribuídos entre Covilhã, Guarda e Castelo Branco.

Com este investimento, a Noesis pretende atrair especialmente recém-licenciados da Universidade da Beira Interior e dos Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco, mas também profissionais experientes que se pretendam estabelecer nestas zonas.

Alexandre Rosa, chief executive officer (CEO) da Noesis, refere: «A Noesis tem como objetivo criar polos de desenvolvimento em colaboração com universidades e instituições académicas de referência, privilegiando regiões com forte capacidade de formação em Engenharia e Tecnologia. Num sector altamente competitivo e em constante inovação, onde a escassez de talento é um desafio, o investimento na formação torna-se essencial.»

A inauguração do escritório da Noesis na Guarda ocorreu no dia 3 de fevereiro, com a presença do secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, do presidente da Câmara Municipal da Guarda, do reitor do IPG e dos membros da comissão executiva da Noesis – Alexandre Rosa, Nelson Pereira e Luís Castro – para além de representantes de diversas instituições e entidades locais, reforçando a conexão entre a empresa e a comunidade.

Já no passado dia 12, foi a vez de inaugurar o escritório em Castelo Branco. Desta vez, com a presença do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e do reitor do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A programação incluiu uma receção oficial, visita às instalações, apresentação da Noesis e diversos testemunhos.

As duas inaugurações foram realizadas em colaboração com as respetivas câmaras municipais.

Nelson Pereira, chief technology officer (CTO) da Noesis, assinala: «A abertura destes novos escritórios em Portugal representa mais um passo estratégico na nossa trajetória de crescimento, reforçando a aposta na especialização, na inovação e na excelência. Através dos nossos centros de competências, conseguimos oferecer serviços e desenvolver projetos para clientes em diversos mercados, operando remotamente em modelos nearshore e offshore.»

Esta expansão reforça o compromisso da empresa com o mercado nacional. Portugal continua a ser o principal foco de investimento e crescimento, e a base da empresa. Além disso, o mercado português, representa ainda mais de 50% do volume de negócios global, sendo um pilar essencial para a execução do plano estratégico 2024-2027, que prevê um crescimento ambicioso para os próximos três anos.

A Noesis aumenta assim a sua rede para um total de oito escritórios em sete localidades em Portugal, que incluem Lisboa, Porto, Coimbra, Covilhã, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Guarda (nesta última, onde passam a existir dois escritórios), a que se somam escritórios em Roterdão, Dublin, Dundalk, São Paulo, Raleigh e Dubai, para além das mais de 20 localizações em Espanha do Grupo Altia, a que pertence. Ao todo, a Noesis conta com cerca de 1.300 colaboradores, entre os quais cerca de 1.200 em Portugal.

A consultora

A Noesis é uma consultora tecnológica internacional com 30 anos de experiência. Oferece soluções para impulsionar a transformação digital e apoiar o crescimento dos negócios, assim como um amplo portfólio de serviços de tecnologias de informação (TI), abrangendo áreas como IT Ops & Infrastructure, Cloud & Security, Enterprise Solutions, Low-Code Solutions, Data Analytics & AI, DevOps & Automation, Quality Management, Enterprise Application Integration e Professional Services. Com mais de 1.300 talentos altamente qualificados, está presente em sete países: Portugal, Espanha, Holanda, Irlanda, Brasil, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Como parte do Grupo Altia, cotado na bolsa espanhola BME Growth, integra uma rede de mais de 4.000 profissionais, com operações em nove países e presença em mais de 30 localizações

Nota: na imagem, inauguração em Castelo Branco

Scroll to Top