A décima primeira edição da «Conferência Human», realizada no Grande Auditório do Iscte Executive Education, em Lisboa, foi um sucesso, com mais de duas centenas de pessoas a assistirem. Decorreu ontem, dia 7 de novembro, tendo como tema «AI Challenge: como a inteligência artificial desafia as empresas e as suas pessoas».
O evento foi conduzido pela reconhecida consultora de comunicação Carla Rocha e teve também a intervenção de uma assistente criada através de inteligência artificial, a Sara, exemplo do que as pessoas e a tecnologia podem fazer quando se tornam aliadas.
A primeiro pessoa a subir ao palco by Maleo foi José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, que curiosamente foi a primeira escola de negócios de formação de executivos, associada a uma universidade, a nascer em Portugal, em 1988.
De seguida, foi a vez do keynote speaker, Miguel Gonçalves, que fundou a Magma Studio para aproximar a academia das empresas e esbater fronteiras.
O programa inclui três painéis com intervenções de empresas de referência.
No primeiro, mostrou-se como é que grandes empresas estão a explorar o potencial da inteligência artificial e que impacto isso está a ter na sociedade. A grande questão foi saber é que já chegámos com a inteligência artificial. Na moderação esteve Nuno Santos, Executive Director of PG Analytics for Business, no Iscte Executive Education, sendo os intervenientes Maria Falcão, Senior Manager da Accenture, Maria Tavares Leal, Head of People & Culture do Santander Portugal, Ana Maria Petrucci, HR and Brand & Engagement Director da Intelcia, e Teresa Guedes de Oliveira, Head of Digital da Sonae.
No segundo painel olhou-se para o futuro, para perceber quais são os principais desafios e as principais oportunidades das empresas e que limites devemos colocar à inovação pela inteligência artificial. A moderação foi de André Ribeiro Pires, Chief Operating Officer da Multipessoal, empresa portuguesa com mais de 30 anos de experiência em recursos humanos. Intervieram no painel Rita Pires, Development and Transformation Program Manager da IKEA, Teresa Lopes Gândara, Human Capital Senior Director da Noesis, David Carvalho Martins, Managing Partner da DCM | Littler, Clara Estanqueiro, Talent Development & Culture Director do Lidl, e Tiago Costa Lima, Diretor de Produto para Escritórios de Contabilidade e PME da Cegid.
O terceiro e último painel da «Conferência Human» trouxe a visão de cinco pessoas ligadas aos recursos humanos das suas empresas, em diferentes sectores, como tecnologia, segurança e saúde no trabalho e formação. Na moderação esteve Maria Duarte Bello, Chief Executive Officer da MDB – Coaching e Gestão de Imagem, que orienta e acompanha pessoas, equipas e organizações em processos de desenvolvimento ou mudança, progresso, crescimento e evolução. Intervieram João Miguel Rodrigues, Chief People Officer da Aubay, Alexandra Vale, Diretora de Recursos Humanos da Centralmed, Carlos Carracha, Gestor de Unidade de Negócio – Soluções RH, Infocontrol, Vitor Gouveia, Consultor da NBCC Academy, e Sílvia Coelho, National Leader da Claire Joster.
Destaque ainda no evento para duas talks e uma sessão especial.
Na primeira talk, o foco foi num ramo específico da inteligência artificial: a GenAI, ou seja, inteligência artificial generativa. Foi assegurada por Miguel Paneiro, Head of Talent & Transformation Services da NTT DATA Portugal (a NTT DATA é uma empresa que todos os anos investe mais de 3,6 mil milhões de dólares em investigação e desenvolvimento, para apoiar a digitalização da sociedade e das organizações) e José Maurício Costa, Diretor Corporativo, Projetos, Auditoria e Sustentabilidade do MEO.
Na segunda talk esteve Rui Santos, Diretor Geral da InPAR, uma consultora que identifica e recolhe práticas internacionais, adotadas por empresas de referência, e depois disponibiliza esse know-how aos seus clientes. Rui Santos apresentou a sua experiência sobre o que são boas práticas de formação na era da inteligência artificial, mostrando sobretudo que novas competências urge desenvolver.
Finalmente, a sessão especial, que contou com Torsten Müller, SVP International Markets do Urban Sports Club, uma empresa tecnológica que permite às pessoas criarem o seu plano de treino, escolherem as atividades que querem fazer e onde querem fazer, podem ser estúdios, ao ar livre ou on-line. A empresa tem como objetivo facilitar a prática de desporto, integrando-o na vida das pessoas, sendo que o seu serviço está disponível como benefício corporativo das empresas para os seus colaboradores. Torsten Müller conversou com Miguel Teixeira, Lead Tech Recruiter da Devexperts, tecnológica com centenas de colaboradores e onde este serviço é disponibilizado.
Todos os intervenientes foram retratados num vídeo que passou em diversos momentos da «Conferência Human», trabalho feito com recurso a inteligência artificial por Daniel Lança Perdigão, da UpsideUp.
O evento contou com uma área de exposição para patrocinadores e parceiros, mais de duas dezenas.
A revista «human» e a sua editora, a Just Media, promotoras e organizadoras do evento, cederam à REFOOD – Aproveitar para Alimentar parte das refeições, numa iniciativa de responsabilidade social. No caso, a contemplada foi a REFOOD Alvalade.
Mais informações sobre a «Conferência Human» aqui.