A Great Place To Work anunciou hoje, dia 14 de outubro, as 15 empresas consideradas como os Melhores Lugares Para Trabalhar em Wellbeing. No seu ano inaugural, este reconhecimento visa distinguir as empresas que colocaram o bem-estar no centro da sua cultura e fizeram com que os seus colaboradores experimentassem elevados níveis de bem-estar no seu ambiente de trabalho.
Esta experiência foi avaliada através de seis dimensões fundamentais para o bem-estar dos colaboradores: ambiente de trabalho, equilíbrio vida pessoal/ profissional, estabilidade psicológica, realização no trabalho, relações interpessoais e segurança financeira.
Olhando para os drivers de bem-estar, verifica-se que os Best Workplaces, para proporcionarem uma ótima experiência a todos, asseguram as condições físicas necessárias para um ambiente de trabalho saudável (96%), são marcadas por fortes relações interpessoais (93%), não só entre colegas mas também entre líderes e liderados e promovem o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional (92%), através de políticas de flexibilidade.
Mas existem, também, nestes ambientes, oportunidades de melhoria, tanto ao nível da estabilidade psicológica (89%) como ao nível da segurança financeira (83%), particularmente no diz respeito à coordenação de pessoas e à gestão de tarefas, que pode vir a conduzir à sobrecarga de trabalho e ao aumento do stresse, e à justiça na política salarial, muito condicionada pelo contexto económico e social atual, marcado pela inflação e pelo aumento do custo de vida.
Ao promover estas dimensões, os colaboradores têm a capacidade de crescer, encontrando o sucesso e a realização tanto nas suas funções profissionais como nas suas vidas pessoais. Está provado que o elevado nível de bem-estar dos colaboradores melhora o desempenho organizacional. E os números demonstram-no, com os Best Workplaces a terem três vezes menos turnover e um gap de 33pp no que respeita à produtividade face ao mercado.
De salientar que esta preocupação com a saúde e o bem-estar não é exclusiva das organizações mais ligadas à área de saúde, tendo sido distinguidas empresas de sete sectores: Tecnologias de Informação (5), Biotecnologia & Farmacêutico (3), Hotelaria & Turismo (2), Serviços Financeiros & Seguros (2), Comércio & Distribuição (1), Serviços Profissionais (1) e Telecomunicações (1), evidenciando a transversalidade do tema no mercado de trabalho.
Para serem elegíveis aos Melhores Lugares Para Trabalhar em Wellbeing, as empresas têm de ser, em primeiro lugar, certificadas como um Great Place To Work. Para esta distinção, considera-se o feedback dos colaboradores às 18 afirmações de bem-estar existente no questionário da metodologia da Great Place To Work, a que se associa a avaliação das políticas e práticas promotoras de saúde e bem-estar.
Maurício Korbivcher, chief executive officer (CEO) e country manager da Great Place To Work em Portugal, partilha: «Embora estejamos a distinguir, pela primeira vez, os Melhores Lugares Para Trabalhar em Wellbeing em Portugal, desde sempre apoiamos e distinguimos as empresas que têm como prioridade o bem-estar dos seus colaboradores. Esta sempre foi uma característica dos Best Workplaces que todos os anos reconhecemos. Com esta distinção queremos dar foco à promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores, principalmente no que à saúde mental diz respeito, considerando que a doença mental será um dos principais problemas do nosso século.»
Best Workplaces Wellbeing 2024
Os Best Workplaces Wellbeing 2024 são os seguintes:
– dstelecom
– Peaceful Evolution
– Goldenergy
– Hilton
– Mind Source
– Noesis
– CA Seguros
– Merck
– Retail Consult
– Viatris
– Present Technologies
– InterContinental Lisboa
– MetLife
– Crossjoin Solutions
– Novo Nordisk
Mais informações aqui.
GPTW
De assinalar que a Great Place to Work (GPTW) tem uma presença de destaque na pesquisa e na consultoria em ambientes de trabalho. Para além de identificar e reconhecer os bons lugares para trabalhar através da sua certificação e dos Best Workplaces, ajuda as organizações a criar e a manter a excelência dos ambientes de trabalho com a sua plataforma digital de questionários, com análise de resultados em tempo real e benchmark com as melhores empresas a nível global. Mundialmente, o estudo da GPTW representa a opinião de mais de 20 milhões de colaboradores.