A Tivoli Hotels & Resorts anunciou a sua expansão em Portugal, com um novo projeto, situado na margem sul do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, com abertura prevista para o início de 2025.
Texto: Redação «human» Foto: DR
Atualmente em construção, o novo Tivoli Kopke irá estabelecer um novo padrão da hotelaria de luxo na região norte de Portugal, combinando a herança de 91 anos de história da marca Tivoli com o legado único da Kopke, a Casa de Vinho do Porto mais antiga do mundo, fundada em 1638.
Aconselhado para viajantes em negócios ou em lazer, o hotel contará com 150 quartos, incluindo 10 suites, dois restaurantes, três bares, duas piscinas, um ginásio Tivoli Shape, instalações para eventos totalmente equipadas, incluindo seis salas de reuniões, e 9.000 metros quadrados de jardins exteriores ideais para receber celebrações especiais. O hotel contará ainda com um Tivoli Spa, onde as terapias serão personalizadas, inspiradas pelo destino e pelos seus elementos naturais.
O Tivoli Kopke Porto Gaia está localizado na encosta de Gaia, numa antiga cave de Vinho do Porto Kopke que fará parte da experiência dos clientes. Com uma vista panorâmica privilegiada sobre a cidade do Porto, sobre o inconfundível Cais da Ribeira e sobre a emblemática Ponte D. Luís I, o hotel fica a uma curta distância das principais atrações locais, com acesso direto à animada zona ribeirinha de Gaia, onde se encontram diversos restaurantes, bares e lojas. A cidade do Porto fica a poucos minutos a pé, a estação ferroviária das Devesas está nas proximidades e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro a 30 minutos de carro.
A construção do hotel está a ser cuidadosamente preparada para homenagear a história da Kopke, uma marca ainda mais antiga do que a região demarcada do Douro Vinhateiro e líder na produção de vinhos do Porto tawny e brancos. A exclusiva cave de vinho do Porto Kopke, adjacente ao hotel, será uma das atrações mais exclusivas, permitindo aos hóspedes desfrutar de uma experiência imersiva no mundo do mais reconhecido vinho generoso – o Porto.
O hotel vai proporcionar experiências gastronómicas únicas com destaque para o restaurante liderado por um chef de renome que trará um novo conceito a ser revelado em breve. Para uma refeição mais descontraída haverá um segundo restaurante, assim como um wine bar e um rooftop bar com vista para o rio Douro e para a cidade do Porto.
Dillip Rajakarier, chief executive officer (CEO) do Grupo Minor International e CEO da Minor Hotels, empresa-mãe da Tivoli Hotels & Resorts, partilha: «Estamos muito satisfeitos por anunciar esta emocionante adição ao portefólio da Tivoli na região do Porto, com uma parceria verdadeiramente especial com a marca Kopke. Com uma localização privilegiada, esta propriedade vai oferecer instalações excecionais para hóspedes em negócios ou em lazer, conectando-os ao mundo do vinho do Porto de uma forma muito exclusiva. Temos o prazer de trabalhar com a equipa da Kopke de forma a tornar esta propriedade um sucesso.»
Por sua vez. Pedro Braga, CEO da Sogevinus, empresa-mãe da Kopke, refere: «Estamos muito orgulhosos por apresentar esta nova experiência hoteleira, associada a uma das marcas mais icónicas do nosso portfolio – Kopke, a casa mais antiga de vinho do Porto. É também o nosso primeiro hotel em parceria com a marca Tivoli, que trará uma contribuição significativa para o projeto. Esta colaboração reflete as nossas ambições para a propriedade e acreditamos que a parceria com a Minor Hotels será capaz de criar um hotel de classe mundial, que celebra o luxo e o vinho, num local deslumbrante, rodeado por um património mundial único.»
Com uma viagem que remonta a 1933 em Lisboa, a Tivoli Hotels & Resorts é conhecida pelo seu património cultural e pela ligação genuína a cada destino. A marca expandiu de Portugal para o Brasil, Qatar e China, e recentemente tem vindo a aumentar a sua presença na Europa com as primeiras aberturas em Espanha, Itália e Holanda. O Tivoli Kopke Porto Gaia será a nona propriedade da marca em Portugal.
Estão abertas candidaturas para integrar a equipa do Tivoli Kopke Porto Gaia, com todas as informações disponíveis no site de recrutamento da Minor Hotels (ver aqui).
A Tivoli Hotels & Resorts
Fundada em 1933 em Portugal, a marca de luxo Tivoli Hotels & Resorts convida os hóspedes a abrandar o ritmo do dia-a-dia e a colecionar memórias que ficarão com eles muito depois da sua estadia. Através de serviços exclusivos e experiências autênticas, a Tivoli revela a alma secreta de cada destino aos seus hóspedes. O atual portefólio inclui cerca de duas dezenas de propriedades em Portugal, no Brasil, no Qatar, na China, na Holanda, em Itália e em Espanha, com futuros projetos na Europa e no Médio Oriente.
A Tivoli faz parte do grupo hoteleiro Minor Hotels e é membro do programa de fidelização GHA DISCOVERY.
A Minor Hotels
A Minor Hotels é um grupo hoteleiro global que opera mais de 550 hotéis, resorts e residências em 56 países, seguindo a sua visão de criar um mundo mais apaixonante e interligado. Como proprietária, operadora e investidora hoteleira, responde às necessidades e desejos dos viajantes globais de hoje através do seu diversificado portefólio com oito marcas hoteleiras – Anantara, Avani, Elewana Collection, NH, NH Collection, nhow, Oaks e Tivoli – e um conjunto de negócios relacionados. Está a acelerar rapidamente o seu crescimento global, com o objetivo de adicionar mais de 200 hotéis até ao final de 2026.
A Minor Hotels é membro da Global Hotel Alliance (GHA), a maior aliança mundial de marcas hoteleiras independentes, e participa no programa de fidelização GHA DISCOVERY.
A Kopke
Fundada em 1638, antes da demarcação do Douro Vinhateiro em 1756, a Kopke é a mais antiga Casa de Vinho do Porto. Fundada por Nicolau Kopke, a empresa evoluiu de um negócio diversificado para se tornar num reconhecido produtor de vinho do Porto. A compra da Quinta de São Luiz em 1922 consolidou o seu papel de importante produtor de vinho do Porto.
A Kopke é uma das principais marcas do Grupo Sogevinus, representando mais de 75% das vendas nos mercados externos, nomeadamente Holanda, Estados Unidos, Coreia do Sul, Dinamarca e Reino Unido.
A sua extensa biblioteca de vinhos antigos, que inclui vinhos do Porto brancos e tawny raros, há muito que estabeleceu a reputação da Kopke como produtor de alguns dos melhores vinhos do Porto.