A Mundu Nôbu, organização não-governamental (ONG) criada por Dino D’Santiago e Liliana Valpaços, promover esta quinta-feira, dia 26 de setembro, um encontro para debater temas cruciais para o desenvolvimento das populações em contextos vulneráveis e de discriminação. A iniciativa vai decorrer das 17 às 19 Horas, na Sede da Microsoft, em Lisboa.
Trata-se de conversas que têm como objetivo refletir sobre as oportunidades e os desafios que, em especial, os jovens enfrentam quando pensam a sua carreira e quando tentam preservar e celebrar a sua identidade num mundo marcado pela Inteligência Artificial (IA).
Sob o tema «Empregabilidade: para uma maior representatividade», o primeiro painel vai ter como convidados Natália Alves, recrutadora da Randstad, Mikaella Sena de Andrade, responsável da Direção de Intervenção Local da Gebalis, e Pedro Martins, diretor de desenvolvimento organizacional da MDS. Com moderação de Álvaro Filho, da Mensagem de Lisboa, esta conversa pretende abordar os desafios enfrentados por grupos sociais discriminados no mercado de trabalho e como todos os intervenientes no processo de contratação podem eliminar essas barreiras.
O segundo painel, dedicado ao tema «Inteligência Artificial: desafios e oportunidades à diversidade», vai analisar as tendências emergentes em IA e o potencial impacto sobre a representatividade e a preservação da identidade e da cultura de grupos subrepresentados. A conversa vai ter como intervenientes Cátia Mendes Teixeira, technical advisor da Microsoft, João Aroso, fundador e chief executive officer (CEO) da Leadzai, e Ricardo Gonçalves, head do Center of Artificial Intelligence and Analytics da Fidelidade, contando com moderação de Marisa Rodrigues, da Bantumen.
A entrada é livre, mediante inscrição através do e-mail (experience@mundunobu.org), condicionada à capacidade do espaço.
Esta iniciativa marca o arranque da celebração denominada «Mundu Nôbu Experience», que vai decorrer no próximo dia 28 de setembro, das 19 às 22 horas, na Praça do Município, em Lisboa. Com entrada gratuita, o evento contará com performances ao vivo dos artistas Criolo, Berlok, DJ Man, IRMA, MARO, Mayra Andrade e Soluna.
Na Mundu Nôbu acredita-se que a origem de cada indivíduo não deve limitar os seus sonhos e as suas conquistas. A missão da organização é contribuir para uma maior representatividade, empoderando e inspirando jovens de comunidades menos representadas a alcançar o seu potencial máximo por meio da educação, da participação cívica e da celebração cultural.