Os CTT – Correios de Portugal já deram as boas-vindas aos 19 trainees da sétima edição do Programa de Trainees, respeitante a 2024/25. O projeto existe desde 2015 e já permitiu recrutar 108 recém-graduados. No âmbito da sua estratégia de gestão de talento, e sendo os CTT uma das marcas empregadoras de referência em Portugal, o objetivo do programa é atrair jovens talentos em fase inicial da sua carreira e reter os melhores ativos.
O Programa de Trainees tem a duração de 12 meses e para a escolha dos jovens recém graduados foi relevante o seu percurso académico bem como as áreas de formação de cada um, dando-se preferência às de Gestão, Economia, Marketing, Engenharia, Matemática, Análise de Dados, Digital, Comunicação e Informática.
Os trainees vão passar por três direções, onde serão acompanhados por um tutor por rotação, um mentor ao longo do programa – que os inspirará e facilitará o networking –, um buddy (ex-trainee) e pela Direção de Gestão de Talento, que os acompanhará ao longo do programa.
O Programa de Trainees CTT tem ainda uma componente dedicada ao voluntariado, dado o posicionamento da empresa na área da responsabilidade social. Assim, quinzenalmente cada trainee disponibilizará uma tarde para colaborar com uma instituição à sua escolha. Paralelamente, e de forma a facilitar o desenvolvimento de competências, os trainees serão envolvidos num projeto lançado pelas Direções de Estratégia e de Inovação e que no final terá de ser apresentado ao chief executive officer (CEO) e aos restantes elementos da Comissão Executiva.
A variedade de áreas de negócio, o crescimento do e-commerce, a crescente digitalização da empresa, a aposta na inovação e na mobilidade, a presença em mercados internacionais e uma cultura de pessoas, liderança e mérito serão, sem dúvida, uma mais-valia dos CTT para os jovens talentos que agora ingressam no programa e uma excelente oportunidade para iniciarem a sua carreira profissional numa empresa como os CTT.
Os CTT empregam 11.788 pessoas em Portugal. Em 2022, obtiveram rendimentos operacionais de 906,6 milhões de euros, um EBIT (resultados antes de juros e impostos) recorrente de 65,4 milhões de euros e um resultado líquido de 36,4 milhões de euros. Nesse mesmo ano, os CTT transportaram 457,6 milhões de objetos de correio endereçado. Com forte presença ibérica, ligam pessoas e empresas de forma sustentável.