A disparidade salarial entre pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência é significativa em Portugal, como demonstram os dados divulgados recentemente por um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que analisa 30 países. De acordo com a agência das Nações Unidas, as pessoas com deficiência ganham, em média, menos 16% do que as pessoas sem deficiência em Portugal, uma informação corroborada pela Fundação Eurofirms na semana em que se celebra o Dia Internacional da Igualdade Salarial, a 18 de setembro.
Outro dado deste estudo que preocupa a Fundação Eurofirms é a diferença salarial entre homens e mulheres com deficiência. Embora a investigação da OIT não detalhe a disparidade em cada país, revela porém que as mulheres com deficiência ganham, em média, menos 6% do que os homens no grupo dos países desenvolvidos, no qual se inclui Portugal.
A Fundação Eurofirms recorda que no cerne da decisão de comemorar o Dia Internacional da Igualdade Salarial está a preocupação das Nações Unidas com o lento caminho para o empoderamento económico das mulheres e a disparidade na remuneração comparativamente aos homens. A fundação alerta também para a disparidade entre pessoas com e sem deficiência, e, por sua vez, para a diferença que se verifica por género.
Desde a sua criação, em 2007, a fundação, que faz parte do Eurofirms Group, tem incentivado a integração no mercado laboral das pessoas com deficiência. No total, já ajudou mais de 5.900 pessoas a conseguirem emprego.
O Eurofirms Group surgiu em 1991, tornando-se na primeira multinacional espanhola de gestão de talento, e tem como missão ajudar as pessoas a encontrar emprego e as empresas a encontrar talento, colocando em prática a ideia «People first».
Na Eurofirms, as pessoas e o seu bem-estar são o centro da cultura, são a sua prioridade. Com base num modelo de liderança por valores, procura-se o match cultural perfeito entre candidatos e empresas. Com presença internacional e uma rede de mais de 150 delegações em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Perú, a Eurofirms abrange a maioria dos sectores. Através da sua fundação, promove a incorporação de pessoas com deficiência, com o intuito de criar uma sociedade mais justa e equitativa, onde as competências são mais valorizadas do que qualquer limitação.
Eurofirms, Claire Joster e Eurofirms Foundation são as marcas que formam parte do Eurofirms Group, marcas através das quais oferece serviços de trabalho temporário, recrutamento e seleção especializados, consultoria e headhunting, externalização e incorporação de pessoas com deficiência.
Nota: imagem Eurofirms