André Rinnensland (na foto) é o novo chief executive officer (CEO) da makro Portugal. Com uma carreira marcada por uma forte liderança e por um foco constante na inovação e na melhoria contínua, o executivo traz para a makro Portugal uma vasta experiência internacional e um profundo conhecimento do sector de distribuição.
André Rinnensland iniciou a sua carreira na METRO em julho de 2010 como diretor de compras e assumiu em novembro do mesmo ano a responsabilidade de diretor de compras e merchandising de Food da METRO Turquia.
Em junho de 2012, foi nomeado CEO da METRO Dolomiti S.p.A, um cargo que ocupou por três anos. Entre 2015 e 2018, foi diretor global do House Of Learning na METRO AG. No final de 2018, assumiu a função de CEO da METRO Sérvia, que desempenhava até integrar agora a makro Portugal.
Sobre o novo cargo, André Rinnensland assinala: «É com entusiasmo que assumo este desafio e é também com orgulho que me junto a esta equipa que tem contribuído ano após ano para o crescimento da makro. Estou muito contente em abraçar este novo desafio e contribuir para manter o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver para podermos continuar a crescer.»
A METRO
A METRO é uma empresa grossista internacional, detentora de uma gama de produtos alimentares e não alimentares, especializada em servir as necessidades de hotéis, restaurantes e cafetarias (HoReCa), assim como de fornecedores independentes. A nível mundial, tem cerca de 17 milhões de clientes que beneficiam dos serviços multicanal de uma empresa grossista. Os clientes podem adquirir os seus produtos em todas as lojas ou através do serviço FSD (Food Service Distribution) – tudo isto com o suporte do digital. Do grupo faz também parte a METRO MARKETS, um canal on-line para clientes profissionais que tem vindo a crescer e a expandir-se continuamente desde 2019. Agir de forma sustentável é um dos princípios do grupo METRO, que tem feito parte dos diversos índices e rankings de sustentabilidade, incluindo FTSE4Good, MSCI, CDP e Dow Jones Sustainability Index. A METRO opera em mais de 30 países e emprega mais de 93 mil pessoas em todo o mundo. No ano financeiro de 2021/22, gerou vendas de 29,8 mil milhões de euros.
A makro
A makro, filial portuguesa da METRO, é uma empresa em destaque na distribuição grossista, que vende na sua maioria produtos alimentares e não alimentares. Está presente em Portugal desde 1989 e conta com um modelo multicanal com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país, uma operação de food service distribution, duas plataformas logísticas e um conjunto diferenciado de serviços para hotelaria e restauração, desde consultoria profissional a soluções digitais para gestão e otimização do negócio. A makro conta com mais de 1.000 colaboradores na sua estrutura e a sua estratégia traduz-se na especialização da empresa no canal HoReCa, tendo sido revisto todo o processo de experiência de compra, no que se refere a fatores chave como flexibilidade, qualidade, preço e rapidez, de forma a oferecer um serviço personalizado e mais ajustado às necessidades dos clientes.