Composta por mais de 500 famílias da região, na Quintas de Melgaço a vindima é um momento de partilha e reencontros. Este ano, o produtor alargou a oferta de enoturismo, com o objetivo de proporcionar uma experiência de vindima exclusiva, junto de quem melhor conhece a terra e o vinho.
Texto: Redação «human»
A partir de fim de agosto e até 14 de setembro, a vindima faz-se em família em Melgaço. O produtor desenhou um programa de vindima especial, onde o visitante se torna parte integrante da Quintas de Melgaço, tendo a oportunidade de conhecer e vindimar com os verdadeiros protagonistas do projeto: as cerca de 530 famílias da região. Há programas de curta duração, mas também sugestões com alojamento e refeições incluídas.
Pelas temperaturas elevadas que se fazem sentir por estes dias no Alto Minho, a recomendação do produtor é a de iniciar a experiência da vindima de manhã cedo, na vinha de um dos associados da Quintas de Melgaço. Por norma, as famílias e amigos já aguardam os visitantes de luvas e tesouras na mão, com técnicas e histórias e algumas cantigas para partilhar durante a manhã.
A jornada matinal é recompensada por um almoço tradicional com o produtor e, a tarde é destinada à prova de vinhos 100% Alvarinho, a casta rainha da região. Na adega vão estar os vinhos QM Alvarinho, Alvarinho Vinhas Velhas e o Espumante Super Reserva.
A experiência de vindima, almoço e prova tem o custo de 30 euros por pessoa e exige o mínimo de duas pessoas inscritas. No valor estão ainda incluídos os materiais para a vindima. Todas as informações estão disponíveis no site da Quintas de Melgaço, sendo que a equipa de enoturismo do produtor terá gosto em personalizar a experiência à medida de cada grupo ou participante.
Em plena vindima, no fim de semana, de 7 e 8 de setembro, a Quintas de Melgaço preparou, também, outros programas com durações diferentes. Para os visitantes com mais tempo, que pretendem emergir a fundo na região, além do vinho, o produtor associou-se ao alojamento local Azevim Nature, que garante uma estadia confortável com vistas privilegiadas para o verde do Minho; e à Melgaço White Water, um operador local que promete partilhar a plena Natureza da região com os visitantes, durante uma descida de rafting pelo Rio Minho.
O preço do programa é de 176 euros por pessoa com piscina incluída no alojamento (146 euros por pessoa sem piscina). A experiência tem capacidade limitada a 12 pessoas. Apesar do programa estar apenas disponível no fim-de-semana de 7 de setembro, parte das experiências pode ser replicada noutros dias e horários. Reservas e mais informações via e-mail (enoturismo@quintasdemelgaco.pt).
De referir que no dia 7 de setembro celebra-se o Dia de Portas Abertas na Região dos Vinhos Verdes, em parceria com a Rota dos Vinhos Verdes. A iniciativa QM VinExperience Day – Portas Abertas inclui a visita guiada pela Quintas de Melgaço, bem como uma prova de vinhos da casa. O programa é gratuito, mas tem limite de lotação de 15 participantes por horário (de hora em hora, das 10 às 19, com paragem para almoço, das 12 às 14).
Os programas de vindimas juntam-se a uma série de atividades de enoturismo planeadas para o verão pelo produtor. Durante o mês de agosto há bar vínico com música ao vivo, aos domingos, das 15 às 20 e ainda uma exposição de fotografia celebrativa dos 30 anos da Quintas de Melgaço, cuja inauguração está prevista para o dia 19 de agosto.
Quintas de Melgaço
Quintas de Melgaço é o nome que leva a vila raiana de Melgaço ao mundo há 30 anos. O projeto vínico é formado por mais de 530 famílias de produtores de Melgaço, sendo que todos trabalham de forma apaixonada, dedicada e recetiva à inovação para potenciar e explorar as melhores versões da casta Alvarinho, que encontra na região o seu berço predileto. Atualmente, o portefólio da Quintas de Melgaço representa fidedignamente a riqueza do terroir e o espírito de inovação na enologia, em mais de 10 países dos cinco continentes.