A quarta edição do «Women on Boards», programa organizado pela VdA Academia em parceria com a Porto Business School e a APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, regressa nos dias 25, 26 e 27 de setembro e nos dias 3 e 4 de outubro. A formação executiva visa preparar quadros femininos de empresas dos sectores privado e público, inseridos ou com potencial para integração de órgãos de administração e de fiscalização, ao desenvolver competências num contexto de fit-and-proper.
Recorde-se que vários estudos na Europa e nos Estados Unidos demonstram que as mulheres ainda são sub-representadas em órgãos de gestão e conselhos de administração das empresas, devido a processos de seleção que mantêm o status quo. Isso resulta em desequilíbrios que afetam negativamente a governança e a performance financeira das empresas, pelo que o programa executivo «Women on Boards» tem o propósito de enfrentar esses desafios.
A participação no programa deverá permitir o desenvolvimento de conhecimentos e competências em áreas fundamentais para o exercício de funções de liderança, incluindo matérias de gestão, jurídicas e comportamentais. Adicionalmente, irá proporcionar o alargamento da rede de contactos e a partilha de experiências com keynote speakers, formadores e formandas provenientes de organizações de referência. Por fim, as participantes serão dotadas de uma matriz de conhecimento para a resolução de situações da prática empresarial.
Margarida Couto, sócia fundadora da VdA e responsável do programa executivo «Women on Boards», assinala: «Num momento em que a diversidade de género sobe na agenda das empresas, é fundamental preparar cada vez mais mulheres para cargos de liderança, de equipas diversas. Com uma abordagem diferente da tradicional, é isto que este programa pretende fazer, criando um continuum do qual a parte letiva é só a primeira fase.»
Por sua vez, Patrícia Teixeira Lopes, vice-dean da Porto Business School, afirma: «O ‘Women on Boards’ é um programa que empodera mulheres para lideranças de excelência, proporcionando as ferramentas necessárias para o sucesso, com foco no desenvolvimento de skills em gestão, direito e comportamento. Esta iniciativa não só aprimora competências individuais, mas também fomenta uma forte rede de profissionais comprometidas com a excelência organizacional.»
A parceria com a VdA Academia no programa reflete o alinhamento da Porto Business School com a estratégia de empoderamento feminino em contexto de liderança, diversidade e inclusão. A formação contribui ativamente para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, em especial para o ODS 5, focado na igualdade de género. Refira-se que a VdA Academia é certificada pela DGERT em formação jurídica, de gestão e comportamental, sendo o programa executivo «Women on Boards» elegível para a formação profissional obrigatória.
Mais informações aqui.