A Auchan lançou recentemente a Auchan Respect, a nova empregadora que vem reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização do bem-estar físico e mental; a aposta no crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento; o espírito de proximidade e abertura, notório no trato informal do dia-a-dia e na relação entre todos e no modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade.
Este novo posicionamento do retalhista surge com a necessidade de garantir uma maior perceção e uniformização do EVP (employee value proposition), tanto interna como externamente, e assim aumentar a atratividade junto de potenciais candidatos, para que seja possível ir ao encontro de perfis que se revejam na cultura da empresa, assim como fidelizar os atuais colaboradores, aumentando o seu orgulho pelo sentimento de pertença.
Clara Costa, diretora de pessoas e sustentabilidade da Auchan Retail Portugal, refere: «Esta abordagem vem reforçar a nossa diferenciação e preocupação com todos os que já fazem parte da equipa e com aqueles que ainda estão para entrar. O Respect é o pilar orientador de todas as nossas políticas de pessoas, mas é, acima de tudo, um compromisso que assumimos por todos.»
A escolha do nome Auchan Respect não foi ao acaso e veio na sequência de um profundo trabalho de diagnóstico e mapeamento de toda a jornada do colaborador – um projeto com a duração de vários meses, onde num dos questionários implementados a mais de 500 colaboradores, o respeito surge como a dimensão mais reconhecida. A partir desse momento, o Respect passa a ser o chapéu de toda a proposta de valor, assumindo desde logo uma abordagem leve e descontraída, também características do retalhista.
Tendo como princípio a distinção de Top Employer que recebeu no início de 2024, a Auchan pretende continuar a priorizar as questões ligadas à saúde física e mental, suportar os colaboradores com o MyVoice – plataforma de escuta colaborador – e ainda desenvolver as lideranças e o futuro do trabalho, tendo em mente a influência da inteligência artificial (IA).
A Auchan Retail Portugal é um grupo familiar e mundial que conta com mais de 70 lojas físicas e emprega cerca de 9.000 colaboradores. Em Portugal, através do seu comércio em lojas físicas e on-line afirma-se como uma marca militante do que é bom, são e local. Este é um movimento que aposta na qualidade dos produtos e nas experiências que proporciona aos seus clientes, bem como em serviços inovadores e personalizados que simplificam a vida das pessoas. Um movimento que está realmente empenhado em mudar a vida dos habitantes. É a única empresa certificada em responsabilidade social pela norma SA8000.