TUMO chega a Lisboa em setembro

Depois da abertura em Coimbra, em setembro de 2023, Lisboa prepara-se para abrir portas a um novo e inovador centro de aprendizagem de tecnologias criativas, no Beato Innovation District – Factory Lisbon, a partir de setembro. Promovido pela equipa da Shaken not Stirred, o TUMO oferece um programa educativo complementar ao ensino formal que é gratuito, inclusivo e voluntário, para jovens dos 12 aos 18 anos.

O objetivo do projeto é criar experiências de aprendizagem em grande escala nas áreas da tecnologia e da criatividade que mudem a vida dos jovens, tornando a educação eficaz e estimulante, permitindo que todos aprendam ao seu ritmo.

O programa TUMO é «um conceito educativo inovador e colaborativo com capacidade transformacional», explica Pedro Santa Clara, mentor do projeto em Portugal, assinalando: «Todas as gerações enfrentam os seus próprios desafios e existe uma necessidade estrutural de qualificar a próxima geração para a economia digital. O mundo digital oferece inúmeras oportunidades, mas o acesso à educação em tecnologia e criatividade é limitado. Oferecer aprendizagens de forma gratuita e alargada, ajuda a garantir oportunidades iguais para todos. O programa TUMO complementa a educação formal de maneira acessível e simples. A implementação de centros TUMO é uma forma eficaz de causar um impacto amplo e imediato”.»

O novo centro visa promover a diversidade social e a inclusão, acolhendo todos os jovens, independentemente da sua origem social, económica ou escolar. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes. Irá receber até 1.500 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que irão adquirir competências em oito áreas de aprendizagem na interseção da tecnologia com a criatividade, nomeadamente música, animação, robótica, fotografia, design gráfico, desenvolvimento de jogos, programação e cinema. Cada estudante terá um percurso personalizado, acompanhado por um mentor que o irá acompanhar no desenvolvimento das suas competências através de atividades de autoaprendizagem, workshops e laboratórios avançados.

BPI | Fundação «la Caixa», Claude and Sofia Marion Foundation, Fundação Galp, José de Mello e Vanguard Properties são parceiros fundadores do TUMO Lisboa, aos quais se juntam Fundação Santander Portugal, MEO | Fundação Altice e Worten. Em breve serão anunciados mais parceiros.

O TUMO é promovido por uma associação de natureza privada sem fins lucrativos, a Associação Topsail, com estatuto de instituição particular de solidariedade social (IPSS), que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores.

As inscrições podem ser feitas a partir do próximo dia 3 de junho, aqui.

Scroll to Top