O Santander, em conjunto com a Porto Tech Hub e a Câmara Municipal do Porto, estão a lançar cursos de requalificação profissional em tecnologias de informação (TI) – SWitCH IoT e SWitCH Cyber. O objetivo é marcar o início de uma jornada para todos os que procuram destacar-se profissionalmente no universo da tecnologia e da inovação, e dar resposta à procura existente nestas áreas na zona do Grande Porto, aumentando assim a sua empregabilidade.
Os cursos SWitCH são promovidos pela Porto Tech Hub, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), e classificados como pós-graduação superior. O Santander irá ajudar no financiamento, comparticipando com 50% da propina dos programas (custo total de 2.000 euros). Desta forma, os cursos SWITCH IoT e SWITCH Cyber irão ter mais 60 alunos no ano letivo de 2024/25 e mais 120 alunos no ano letivo de 2025/26.
Inês Rocha de Gouveia, diretora do Santander Universidades, assinala: «A parceria entre o poder local, a academia e as empresas para a promoção de talento é a solução para o aumento da produtividade e a diferenciação da nossa economia. É um enorme privilégio o Santander potenciar e aumentar o impacto da Porto Tech Hub. Iniciativas de valorização profissional, como esta, em áreas em que a procura supera a oferta, são grandes catalisadores económicos e transformadores na vida daqueles que decidem tirar estes cursos. Quem decide investir na sua educação vai valorizar a sua carreira profissional e ter acesso a uma vida melhor. Estamos a contribuir para que o Grande Porto seja cada vez mais um hub tecnológico de renome.»
Por sua vez, Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, refere: «Na Porto Tech Hub acreditamos que a formação contínua e a requalificação profissional são essenciais para manter a competitividade no mercado de trabalho atual. Os novos cursos SWitCH IoT e SWitCH Cyber são uma resposta direta à crescente procura por profissionais qualificados em TI na região do Grande Porto. Esta parceria com o Santander, a Câmara Municipal do Porto e o ISEP não só permite o desenvolvimento de competências críticas, mas também fortalece a posição do Porto como um polo tecnológico de excelência.»
As candidaturas para as bolsas decorrem a partir do dia 17 de junho, aqui.