Acaba de ser lançado no mercado um pack solidário com produtos da marca Dove, da Unilever, onde o valor alcançado em vendas reverterá, na totalidade, para a Fundação do Gil, ajudando o espaço Clínica do Gil a atuar e a desenvolver o seu trabalho dedicado ao desenvolvimento infantil. O espaço terá consultas na área da saúde mental, através da presença e acompanhamento de terapeutas especializados, juntamente com crianças e as respetivas famílias, numa lógica de negócio social, com preços sociais e de mercado.
Este pack solidário já se encontra à venda, sendo compostos por um gel de banho Dove Deeply Nourishing 250ml, um roll-on Dove Advanced Care e um creme de mãos Essential Care. No mesmo pack encontra-se ainda um voucher com 10% desconto no programa Gil Teens (mentoria em saúde mental e emocional), que pode ser utilizado na Clínica do Gil.
A Clínica do Gil é um espaço inovador, de promoção e intervenção na área da saúde mental infantojuvenil, para bebés, crianças e jovens até aos 18 anos, onde é possível encontrar uma resposta diferenciada para as problemáticas da infância e adolescência, numa perspetiva integrada e de trabalho multidisciplinar em equipa. Para tal, terapeutas especializados, nas mais diversas áreas, como pedopsiquiatria, terapia da fala, psicologia clínica, educação especial ou terapia familiar, prestam apoio e acompanhamento especializado a crianças e respetivas famílias que apresentem dificuldades no plano da integração escolar e social, decorrentes de problemáticas do foro físico, emocional ou comportamental.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada cinco crianças apresenta questões de saúde mental, sendo que metade sofre de uma perturbação psiquiátrica que sem o devido acompanhamento pode originar problemas graves na vida adulta.
Garantir que mais crianças têm o acompanhamento adequado é uma das finalidades desta parceria Dove/ Fundação do Gil.
Maria Matos, responsável pelo Projeto Pela Autoestima de Dove em Portugal, assinala: «Esta iniciativa revela o propósito e o espírito de missão de Dove, no que às crianças e jovens diz respeito. Cada vez mais, é necessário garantir que a saúde mental é um tema que deve ser encarado, tratado e acolhido desde tenra idade, garantindo aos jovens o acompanhamento necessário para que se tornem adultos mais conscientes. Ter a oportunidade de através da nossa marca garantir que contribuímos para ajudar nesse caminho, neste caso com a Clínica do Gil da Fundação do Gil, é para nós uma enorme honra, mas também, algo que faz todo o sentido e que, como tal, é muito natural no nosso percurso e nas causas às quais queremos que Dove esteja associada.»
Já Patrícia Boura, presidente da Fundação do Gil, afirma: «Esta parceria é um enorme privilégio, não só porque tem o nobre contributo de permitir que tenhamos ainda mais ferramentas para desenvolver o nosso trabalho e de chegar a mais famílias e jovens, permitindo expandir a nossa área de atuação, como o de termos o privilégio de nos unirmos a uma marca cujos propósitos e valores partilhamos.»
Os packs solidários têm um preço de venda de 10,99 euros, podendo ser adquiridos nas superfícies comerciais, de norte a sul do país.
O Projeto pela Autoestima nasceu em 2004, quando a marca Dove assumiu o compromisso de contribuir para que as novas gerações crescessem com uma relação mais positiva com a sua própria aparência e o seu corpo, com o objetivo final de melhorar a sua autoconfiança e a autoestima. O projeto materializa-se em iniciativas que a marca desenvolve em parceria com académicos universitários e especialistas em autoestima, e depois implementa junto da comunidade escolar e dos pais, através de programas educativos em sala de aula, bem como de recursos didáticos que disponibiliza on-line. O objetivo é educar 250 milhões de crianças em todo o mundo até 2030. Em Portugal existe desde 2020, tendo já impactado mais de 50 mil alunos, nomeadamente através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em 620 escolas do país.
A Unilever é um dos líderes mundiais na produção e na comercialização de bens de grande consumo, na área alimentar, em cuidado da casa e produtos de beleza e higiene pessoal. Está presente em mais de 190 países, sendo os seus produtos usados diariamente por mais de 3,4 mil milhões de pessoas. Emprega cerca de 127 mil colaboradores e faturou 60,1 mil milhões de euros no ano de 2022.