Já é possível conhecer o Relatório de Sustentabilidade da Leroy Merlin referente ao ano de 2023. Comprometida em «fazer da casa um lugar mais positivo para viver», a empresa tem o novo relatório dedicado ao tema da Casa Eficiente, e reúne as principais metas e iniciativas designadas para os pilares de Desenvolvimento Humano, Habitat Positivo e Negócio Circular.
Gerar valor é uma tarefa transversal e holística para a Leroy Merlin, que coloca em equilíbrio a criação de valor humano, económico e ambiental. Dessa preocupação nascem 24 compromissos e três pilares que, ano após ano, regem a atividade da empresa e ajudam a definir a sua estratégia de sustentabilidade. Até 2026, são sete os compromissos prioritários da Leroy Merlin:
– Satisfação Cliente: o consumidor prefere cada vez mais marcas e produtos sustentáveis, pelo que a Leroy Merlin quer liderar este movimento em prol da Casa Positiva/ Sustentável e compromete-se a criar uma maior oferta positiva;
– Satisfação Colaborador: consiste em colocar as pessoas sempre em primeiro lugar e ter um olhar atento sobre o bem-estar de todos os colaboradores;
– Segurança: é uma condição em tudo o que a Leroy Merlin faz, pelo que se compromete a cuidar e assegurar que todos os colaboradores trabalhem em segurança;
– Produtos mais Positivos: o objetivo é que em 2026, 50% das vendas da empresa sejam feitas com produtos mais sustentáveis;
– Colaboradores Embaixadores de Impacto Positivo: ter 100% dos colaboradores formados até 2025;
– Negócio Circular: a Leroy Merlin tem uma forte ambição na quota parte das vendas feita com produtos e serviços circulares, atingindo já 3% em 2026;
– Compromisso com a emergência climática: determinada em ter Impacto Positivo a nível ambiental, a Leroy Merlin está focada em reduzir em 50% a sua pegada de carbono até 2035.
No que toca aos três grandes pilares de atuação, estes lideram as principais conclusões do Relatório de Sustentabilidade 2023, que podem ser conhecidas abaixo:
1. Desenvolvimento Humano é o primeiro pilar, onde é priorizado o cuidado com as pessoas, tanto clientes, colaboradores e parceiros quanto a comunidade local. Deste pilar, é possível destacar:
– Com vista a alcançar um NPS (Net Promoter Score) de 60 em 2025, em 2023 a Leroy Merlin conseguiu um NPS de 49 no que toca à satisfação do cliente. Para este resultado, contribuiu a criação do marketplace, que nasce da preocupação em garantir uma maior oferta de produtos e categorias, além de permitir ligar a empresa a diversos fornecedores locais e internacionais;
– No que diz respeito à satisfação do colaborador, o eNPS foi de 45, ilustrando a preocupação com o bem-estar dos colaboradores assente no programa «SOMA Bem-Estar»” da empresa. Este programa tem como objetivo promover comportamentos saudáveis e melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores, dividindo-se em iniciativas organizadas em cinco pilares (físico, mental, financeiro, estilo de vida e segurança). O foco de 2023 foi o bem-estar financeiro, com destaque para workshops de literacia financeira, atribuição de vouchers, aumento do valor do subsídio de alimentação, entre outros;
– No que toca à segurança, o índice de frequência de acidentes baixou mais de 50% desde 2020, graças a iniciativas internas como o «Comité Segurança», que desenvolve várias ações de prevenção de acidentes de trabalho nas diferentes regiões do país onde a marca está presente. Em 2023, foram realizados oito planos de ação de segurança, no total das oito regiões e uma por cada área de negócio dos serviços internos da empresa.
– Por fim, o voluntariado corporativo continuou a ser uma forte aposta em 2023, onde somou mais de 3.000 dias (+9.07% versus 2022). Ações como a parceria com o Just a Change permitiram contribuir para o bem estar das comunidades, com especial foco na contribuição para a mitigação da pobreza habitacional.
2. O pilar doHabitat Positivosignifica a contribuição da Leroy Merlin através da forma como faz o negócio e na forma como está construída a sua cadeia de abastecimento. Deste pilar, é possível destacar em 2023:
– O grande impacto da Leroy Merlin está nos produtos que vende, que representam 90% da sua pegada de carbono. Assim, para garantir que esse impacto seja positivo, pretende-se a construção de uma oferta cada vez mais sustentável, levando a que a Leroy Merlin seja um veículo da eficiência das casas em Portugal e contribua para a descarbonização. Em 2026, o objetivo é que 50% do negócio seja feito com os produtos que melhor contribuem para este compromisso, ou seja, produtos mais positivos;
– A taxa de triagem de resíduos aumentou 4% desde 2022, sendo agora 79,5%. Este aumento deve-se à melhoria da recolha de dados e da metodologia de cálculo, em linha com o início da melhoria dos processos operacionais em loja. Estas melhorias permitem uma avaliação contínua do desempenho ambiental, bem como obter informação crucial para melhorar as práticas de gestão de resíduos;
– Já no que diz respeito à redução da pegada de carbono, as emissões totais diminuíram em mais de 7%, comparativamente ao ano anterior. Esta redução contínua deve-se à construção da trajetória de descarbonização da Leroy Merlin, assente num plano dividido em três categorias de macro ações, que totaliza 11 iniciativas.
3. Negócio Circular é o último pilar e está focado na transição para uma economia circular e na evolução do modelo de negócio. Neste pilar, é possível destacar:
– O projeto Quase Perfeitos, implementado na loja de Albufeira, em que através de um sistema de aplicação de descontos de 40%, 60% e 80%, a Leroy Merlin consegue prolongar o ciclo de vida dos produtos com pequenos defeitos, mas grande utilidade, proporcionando aos clientes grandes oportunidades de compra ao mesmo tempo que reduz a criação de resíduos;
– O Atelier Reparação, composto por uma equipa de técnicos reparadores especializados responsável por garantir a reparação e manutenção de equipamentos, prolongando o seu ciclo de vida. Este serviço está disponível nas lojas de Almada e Alta de Lisboa;
– O serviço de aluguer de equipamentos, que permite ao cliente profissional e particular alugar uma grande variedade de produtos para colmatar uma necessidade específica, sem que tenha de os comprar. A ambição da marca passa por ter até ao fim de 2024 todas as lojas de média e grande superfície com o serviço de aluguer.
O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Leroy Merlin pode ser consultado aqui.