O Lisbon Tech Hub, o centro de competências internacional de tecnologias de informação (TI) que a Siemens tem em Portugal, comemorou em abril uma década de excelência tecnológica, atingindo um marco significativo no seu percurso de inovação e desenvolvimento no universo Siemens.
Tendo arrancado em 2014, com 40 colaboradores, este centro de competências tem crescido exponencialmente, contando hoje com mais de 1.400 especialistas altamente qualificados, dos quais cerca de 30 estão desde o início do projeto. Até ao final do ano comercial (setembro de 2024), o Lisbon Tech Hub deverá integrar mais 200 profissionais, dando um importante contributo para que o Grupo Siemens chegue ao objetivo de ter 4.000 colaboradores no nosso país até 2025, ano em que celebra os 120 anos de presença em Portugal.
Das mais de 250 vagas atualmente em aberto na Siemens Portugal, cerca de 40% são para este centro de competências. Esta é mais uma prova de que a Siemens é, e sempre foi, sinónimo de criação de emprego de elevada qualidade em Portugal, integrando em média, nos anos mais recentes, 300 novos colaboradores por ano.
Ricardo Nunes, chief financial officer (CFO) da Siemens Portugal, assinala: «Estamos incrivelmente orgulhosos pelo crescimento e pelo sucesso do Lisbon Tech Hub ao longo destes 10 anos, e estamos otimistas em relação ao futuro, uma vez que estamos a desenvolver as tecnologias que dão resposta aos desafios mais prementes do nosso tempo. Neste aniversário vamos celebrar não só as conquistas do passado, mas também o nosso compromisso contínuo com a inovação tecnológica. O Lisbon Tech Hub desempenha um papel fundamental no processo de transformação digital em curso na Siemens, a nível global, e na implementação das soluções de sustentabilidade mais avançadas junto dos nossos clientes, que pertencem a áreas tão críticas como a indústria, as infraestruturas, a energia, a mobilidade e a saúde.»
Além do crescimento da equipa, o Lisbon Tech Hub também se expandiu em termos geográficos. O hub tecnológico já conta com uma equipa no Porto, focada no desenvolvimento de soluções de TI para a área de negócio Smart Infrastruture. Tendo em conta as perspetivas futuras de crescimento, há planos para que a equipa do Porto continue a expandir-se, passando a colaborar também com as áreas Digital Industries, Internet das Coisas (IoT) & Plataformas de Serviços e ainda Inteligência Artificial (IA) & Análise de Dados.
Com mais de 100 estagiários nas suas equipas, o Lisbon Tech Hub tem sido fundamental para formar os talentos tecnológicos do futuro, através de academias de formação e programas de estágios, dedicados à cibersegurança e a SAP, entre outros. Estas iniciativas refletem a preocupação constante de estar em contacto e atrair talento jovem para as várias equipas do centro, sendo que a maioria acaba por ser integrada na empresa.
Celebrar com impacto social
Para marcar esta ocasião especial, o Lisbon Tech Hub está a organizar um conjunto de atividades ao longo deste ano. Estas incluem sessões de partilha de conhecimento, eventos com parceiros tecnológicos, iniciativas de apoio à comunidade e eventos de reconhecimento das equipas, destacando o compromisso contínuo da Siemens com o desenvolvimento profissional, a responsabilidade social e a cultura organizacional.
Em concreto, ao longo de 2024, perto de 1.000 colaboradores vão participar em ações de voluntariado que visam restaurar e reabilitar cerca de 10 instituições de carácter social na Grande Lisboa e no Grande Porto. Recorde-se que a Siemens atribui 16 horas de voluntariado por ano a cada colaborador para que estes possam apoiar uma causa ou instituição da sua escolha. Desde 2018 já foram realizadas mais de 16.000 horas de voluntariado com um impacto direto em mais de 1.000 pessoas.
Nos últimos 10 anos, o Lisbon Tech Hub reforçou o seu papel fundamental no panorama tecnológico global da Siemens, através do desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas-chave como a conectividade (IoT), inteligência artificial, big data, desenvolvimento e teste de software, serviços na nuvem, cibersegurança e serviços de infraestrutura de TI.
Ao trabalhar em estreita colaboração com as várias áreas de negócio da empresa, como a indústria, infraestruturas ou mobilidade, para que estas possam propor as soluções mais inovadoras aos seus clientes, o Lisbon Tech Hub tem contribuído fortemente para posicionar a Siemens Portugal como empresa que desenvolve tecnologia com propósito, aplicada em projetos inovadores com os seus principais clientes locais, que posteriormente se exportam para todo o mundo.
Atualmente, a Siemens tem em Portugal vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infraestruturas, TI e serviços partilhados (financeiros, de recursos humanos, compras, imobiliário, entre outras), que exportam soluções e serviços para os cinco continentes, como é o caso do Lisbon Tech Hub.
O Grupo Siemens em Portugal
O Grupo Siemens está em Portugal há 118 anos. Mais de 3.500 profissionais que apoiam diariamente os parceiros e clientes nas suas jornadas de digitalização e sustentabilidade. Ao longo dos últimos anos, implementou no país vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infraestruturas, TI e serviços partilhados, que exportam soluções e serviços made in Portugal para mais de 70 países nos cinco continentes.
A Siemens é uma empresa tecnológica focada em indústria, infraestruturas, transportes e saúde. Cria tecnologia com propósito para benefício dos seus clientes – sejam fábricas com maior eficiência de recursos, cadeias de aprovisionamento resilientes, edifícios e redes mais inteligentes, transportes mais sustentáveis e confortáveis ou cuidados de saúde mais avançados. Ao combinar os mundos real e digital, capacita os seus clientes para transformarem as suas indústrias e os mercados, ajudando-os a transformar o dia-a-dia de milhares de milhões de pessoas. Detém uma participação maioritária na Siemens Healthineers, uma empresa cotada na bolsa e líder mundial de tecnologia médica que está a definir o futuro dos cuidados de saúde. A 30 de setembro de 2023, empregava cerca de 320.000 pessoas a nível mundial.