Em 1987 começou a ser escrita uma história de amor, quando Alice e Paulo encontraram uma propriedade para ser o projeto de família, local que servisse de berço para vinhos de grande qualidade – a Quinta de Chocapalha. Pelas mãos da filha, Sandra Tavares da Silva, enóloga de renome a nível internacional, ao longo dos anos têm sido criados vinhos que expressam autenticidade e que são uma homenagem ao terroir. Um deles é muito especial, o CH by Chocapalha. Disponível em branco e tinto, é um tributo à matriarca da família e uma carta de amor em formato líquido com um remente em mente: Alice Tavares da Silva. É, por isso, uma bela sugestão para oferecer, ou com a qual brindar, no Dia da Mãe.
Texto: Redação «human»
.
Para as filhas, Andrea e Sandra Tavares da Silva, os pais são o pilar da Quinta de Chocapalha, pelo que ambos merecem palco através de uma homenagem tão bem presente no portefólio – o pai com o Guarita da Chocapalha (vinho tinto) e a mãe com a gama CH by Chocapalha. O casal é sinónimo de união, força, determinação e amor. Quando Paulo e Alice começaram a procurar quintas para o projeto estavam longe de imaginar que fossem, um dia, considerados visionários. O potencial da quinta foi-se desvendando ao longo do tempo, e a mando da perseverança em fazer mais e melhor, tornou-se na casa de família que hoje é também porta-estandarte de vinhos de elevada qualidade na região de Lisboa.
Embaixadora de Chocapalha, do terroir e dos vinhos, Alice é conhecida por ser a mais calorosa anfitriã. É ela quem recebe os visitantes de enoturismo, tornando esta experiência a mais familiar e personalizada possível. Conhecida por ser a alegria da quinta, para a família, a criação de um tributo era algo indispensável.
Para Andrea e Sandra, o CH by Chocapalha é um tributo feito à sua mãe, por tudo o que representa e o que fez, e continua a fazer, por Chocapalha. Para estes vinhos, são escolhidas as melhores uvas, das melhores parcelas, e a vinificação e o estágio são cuidadosamente acompanhados. São vinhos com uma elegância extraordinária que refletem o cuidado enorme com as vinhas, o respeito pelo terroir e o trabalho de enologia.
Em 2008, surgiu o primeiro tributo a Alice com o CH by Chocapalha tinto, que conta já com um histórico de 12 colheitas, sendo a mais recente de 2020. Trata-se de um monocasta 100% Touriga Nacional vindo da primeira vinha plantada por Paulo, curiosamente apelidada de Vinha Mãe. Uma parcela que desde o início foi identificada como muito especial e de alta qualidade. Com exposição noroeste e protegida por uma floresta de eucaliptos, as suas uvas apresentam uma complexidade e frescura muito distintas, traduzindo-se num vinho carismático e envolvente.
Mais tarde, em 2015, surgiu o CH by Chocapalha branco que conta atualmente com um total de seis colheitas. Para a família uma coisa era certa, este branco tinha de ser um Arinto, casta elegida pela frescura, pureza e forte carácter, características que vêm potenciadas no microclima da Quinta de Chocapalha. Também produzido das vinhas mais velhas, a primeira colheita do CH by Chocapalha branco foi o reflexo de um ano extraordinário em termos vitivinícola. Produzido apenas em anos excecionais, com quantidades limitadas, este branco apresenta-se com um aroma muito fino e elegante, onde se destacam notas cítricas e minerais.
A origem do nome das referências brancas e tintas são provenientes da feliz coincidência entre as iniciais de Chocapalha e da Confederação Helvética, onde Alice nasceu e viveu até aos 25 anos. A elegância, complexidade e força, estão também presentes nos rótulos e na garrafa em formato borgonha. No contrarrótulo está presente a bandeira da Suíça, de modo a explicar o tributo.
Elegantes e repletos de história, os vinhos CH by Chocapalha prometem conquistar e encantar todas as mães.
.
A quinta
A Quinta de Chocapalha, situada na Aldeia Galega, em Alenquer, região demarcada de Lisboa, é referida desde o século XVI pelas suas excelentes vinhas e pelos seus vinhos. Pertenceu, desde os começos do século XIX, a Constantino O’Neil, que mais tarde a doou a Diogo Duff, fidalgo escocês muito estimado do Rei D. João VI, que o condecorou com a comenda de Torre e Espada. A quinta permaneceu na posse da família Duff até à década de 80 do século passado, altura em que foi adquirida por Alice e Paulo Tavares da Silva.
O casal investiu na restruturação e na replantação total dos 45 hectares de vinha e na adega e introduziu novas técnicas de cultivo com o intuito de dar continuidade às antigas tradições desta quinta vinhateira, sempre em busca de uma melhoria das qualidades e prestígio dos seus vinhos.
Só na vindima de 2000, momento em que as vinhas atingiram a sua maturidade e a qualidade pretendida, se decidiu proceder ao engarrafamento dos melhores vinhos aí produzidos. Nessa altura, Sandra Tavares da Silva, filha dos proprietários, desafiou os pais a começarem a produzir vinho com as melhores uvas aí produzidas. A direção técnica passou então a ser assegurada por Sandra Tavares da Silva.
A assinatura de uma marca própria traz responsabilidades acrescidas, e porque a vinha e o vinho são os elementos centrais na Quinta da Chocapalha, é sobre eles que recaem todas atenções da família. A paisagem da quinta é caracterizada pelos seus altos e baixos, pequenos montes, vegetação abundante, com a Serra de Montejunto ao fundo. Aí sente-se a paz do campo, goza-se a pureza dos ares, ouve-se o chilrear da passarada e sente-se o espírito da vinha e do vinho.
Recentemente, a Quinta de Chocapalha passou também a integrar ofertas enoturísticas, com marcação, podendo visitar-se as vinhas e a adega, fazer uma prova de vinhos e até almoçar.