O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) dedicou na passada sexta-feira, 19 de abril, o dia ao ensino secundário e profissional, recebendo no âmbito da iniciativa Campus Aberto 630 alunos, professores, pais e encarregados de educação, para uma viagem de descoberta dos seus campi, em Setúbal e no Barreiro, sob o lema «Para cada talento, existem vários caminhos».
O programa, que desafia os participantes a vivenciar a experiência de estudar no IPS por um dia, propõe visitas guiadas às escolas superiores, entre salas de aula, bibliotecas e laboratórios, bem como aos espaços comuns, como refeitórios, clube desportivo e residência de estudantes, além de talks temáticas sobre o acesso ao ensino superior, passeios pedestres e momentos musicais.
Na sessão de palavras de boas-vindas, Pedro Ferreira, vice-presidente do IPS, chamou a atenção para a riqueza do programa, «com vários momentos muito úteis, não só para esclarecer dúvidas, como também para conhecer algumas das áreas de estudo em cada uma das escolas do IPS, e que podem ser potenciais escolhas». Referiu ainda: «Aconselho também que verifiquem a taxa da empregabilidade do IPS, uma das mais elevadas do ensino superior politécnico, bem como as possibilidades que têm, caso ingressem num curso do instituto, de fazer um período de mobilidade numa escola internacional parceira, através da universidade europeia E³UDRES².»
No espaço central do evento, montado no exterior da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), estiveram representadas, ao longo de todo o dia, as cinco escolas do IPS, a Divisão Académica, os Serviços de Ação Social, a Associação Académica (AAIPS) e a aliança universitária E³UDRES², da qual o IPS é membro fundador.
Algumas das atividades foram dinamizadas com a colaboração de atuais estudantes, no âmbito do PIPS – Programa de Promotores do IPS, uma equipa de voluntários devidamente preparada para esclarecer dúvidas sobre a oferta formativa, saídas profissionais, apoios sociais e ambiente académico.
O Campus Aberto é uma oportunidade privilegiada para clarificar vocações, permitindo escolhas informadas e por isso mais adequadas ao talento e à ambição de cada aluno, em áreas tão diversas como Engenharias e Tecnologias, Saúde, Ciências Empresariais, Desporto, Ciências Sociais e Educação.