Pré-evento da conferência _A1VØLUT1ØN_

Foi no dia 11 de abril. Mais de 80 gestores, líderes e parceiros estiveram juntos no pré-evento da _AIVØLUT1ØN_, para um sneak peak da maior conferência sobre Inteligência Artificial (IA) a acontecer em Portugal em 2024.

Os serviços centrais da Knower, em Carnaxide, foram palco para este pré-evento onde houve lugar à dinamização de duas talks associadas ao tema da Inteligência Artificial.

Antes das talks, foi tempo para se desvendar o processo criativo e de ideação que esteve por detrás do conceito e da identidade gráfica da _AIVØLUT1ØN_, a primeira conferência em Portugal cocriada entre talento humano e artificial. Coube a Diana Carvalhido, creative director da Ivity Brand Corp, esta apresentação, enquanto líder do processo de criação da marca.

Num primeiro debate, foi colocada a questão sobre o que iremos assistir nos próximos tempos em relação à evolução da Inteligência Artificial, onde Rogério Carapuça, presidente da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, referiu que a capacidade de processamento das máquinas irá continuar a surpreender-nos, pelo que estamos perante o maior avanço tecnológico no campo da produtividade na história da humanidade, de onde podem surgir novos modelos de negócio pelo efeito disruptivo, dando como exemplo os conteúdos de audiobooks que podem ser reproduzidos por voz artificial em detrimento dos custos logísticos tradicionais, entre outros exemplos, dos mais simples aos mais complexos, sem deixar de apontar o elevado consumo energético associado à implementação e treinos dos modelos de Inteligência Artificial como a «moeda de troca» que irá determinar os próximos desafios.

No mesmo painel, Diana Carvalhido considerou que estes avanços, especificamente no trabalho criativo, vão permitir escalar a produção de conteúdos, sobretudo satisfazer a sua diversidade, e com um grau de qualidade que vai sendo aperfeiçoado pelos algoritmos, alargando o leque de abrangência e capacidade de resposta a diferentes requisitos.

O segundo painel de debate foi dedicado ao impacto da Inteligência Artificial na indústria dos media, que atravessa grandes desafios aos seus modelos tradicionais de negócio, onde Joana Cabral, digital lead da TVI Media Capital, e Isabel Rodrigues, chief development marketing officer (CDMO) da Medialivre, reforçaram numa linha de pensamento conjunta a oportunidade que a Inteligência Artificial vai proporcionar na valorização do papel do jornalista no plano ético, nomeadamente para combater com maior eficácia o lado perverso da desinformação e dos conteúdos falsos, ao mesmo tempo que vai potenciar o planeamento e a produção criativa de conteúdos de forma muito mais otimizada face ao seu volume de criação e partilha, abrindo caminho para se explorarem novos modelos de media direcionados com maior rigor e qualidade.

O vídeo do evento está disponível abaixo e os bilhetes da _AIVØLUT1ØN_ da MEO Blueticket aqui.

Mais informações aqui.

Scroll to Top