A Fundação BIAL abriu um novo concurso de candidaturas para investigadores com projetos científicos nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.
O anúncio foi feito na cerimónia de abertura do XIV Simpósio «Aquém e Além do Cérebro», que decorreu na Casa do Médico, no Porto.
O regulamento e a documentação do concurso estão disponíveis aqui. As candidaturas estarão abertas até 31 de agosto.
As candidaturas aprovadas beneficiarão de apoios até ao montante máximo de 60 mil euros, determinado, em função das características de cada projeto, pelos membros do Conselho Científico.
O Sistema de Apoios à Investigação Científica, criado pela Fundação BIAL em 1994, tem como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano saudável, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas, mas suscetíveis de profunda análise científica, como são os casos da Psicofisiologia e da Parapsicologia.
O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, assinala: «Temos muito gosto em ter realizado nos últimos 30 anos um continuado apoio à investigação em ciências da saúde e, sobretudo, nas áreas das neurociências e da parapsicologia, aproximando-as entre si. É nosso objetivo continuar a estimular a boa produção científica que resulte em benefício para as pessoas, quer em conhecimento, quer em ganhos para a saúde.
Nas 15 edições já realizadas, a fundação aprovou para financiamento 865 projetos de 1.702 investigadores provenientes de 30 países. Destes projetos, 847 foram apoiados e resultaram até à data na publicação de 2.457 artigos, dos quais 1.957 em revistas indexadas e 1.718 em revistas com um fator de impacto médio de 4.2 e 383 em revistas com um fator de impacto igual ou superior a 5. Em fevereiro de 2024 foi contabilizado um número substancial de citações (45.764), sendo que 591 publicações foram citadas mais de 20 vezes.