Chegou ao fim mais uma «Semana da Empregabilidade» do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), evento que cumpriu a sua décima edição, entre 11 e 15 de março, com enorme adesão, quer das empresas e organizações, quer da própria comunidade estudantil, cuja participação atingiu números recorde.
Em torno da temática transversal «Do Campus para o Mercado Global», a iniciativa voltou a oferecer vários momentos de interação entre estudantes e potenciais empregadores, num programa este ano desenhado de acordo com as preferências dos estudantes, recolhidas previamente através de questionário.
O resultado foi uma combinação entre os registos de conferência, painel de discussão, aula aberta, mesa-redonda e vários workshops práticos. Estas iniciativas mobilizaram cerca de 400 participantes para ouvir as dicas úteis de vários especialistas em torno de temas tão prementes como o futuro do mercado de trabalho, as competências mais valorizadas, inteligência artificial (IA), literacia financeira, marketing pessoal e empreendedorismo.
Quanto à «Feira de Emprego», uma montra de oportunidades de recrutamento nas diferentes áreas de formação do IPS e tradicionalmente o ponto alto do evento, a décima edição ficou marcada pelo número recorde de participantes, cerca de um milhar, e de interações entre os estudantes e as 121 empresas e organizações presentes, realizadas via plataforma Beamian (que permite a partilha dos currículos em formato digital), num total de 15.692, praticamente o dobro das registadas em 2023.
Pela primeira vez incluídas no programa, a título gratuito, as sessões fotográficas para uso profissional, um total de 30, revelaram-se igualmente um recurso muito apreciado, a avaliar pelo rápido preenchimento das vagas disponíveis.
Organizada em parceria com a Associação Académica (AAIPS) desde a primeira edição, a «Semana da Empregabilidade» é «um importante marco na vida da comunidade IPS e após ano apresenta-se com mais dinamismo e inovação, refletindo o trabalho de interface com o ecossistema produtivo regional», referiu na sessão de abertura a presidente da instituição, Ângela Lemos, lembrando que o IPS «é hoje o politécnico com a menor taxa de desemprego a nível nacional».