Pedro Flores, da Your Finance
Foco nas pessoas e na inovação

Recentemente contratado para as funções de co-CEO da Your Finance, empresa do Grupo Your, Pedro Flores destaca «a oportunidade única de liderar uma transformação digital com o intuito de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços» que disponibilizam aos clientes, a que se junta o entusiasmo por «trabalhar lado a lado com uma equipa talentosa» que chega ao meio milhar de profissionais. Na gestão de um negócio como o da Your Finance, diz, «é fundamental que exista uma liderança com foco especial nas pessoas e na inovação».

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

O que destaca no seu novo desafio, na Your Finance?

A oportunidade única de liderar uma transformação digital com o intuito de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços que hoje disponibilizamos aos clientes. Estou muito entusiasmado em trabalhar lado a lado com uma equipa talentosa para que consigamos oferecer soluções inovadoras que simplifiquem não só o acesso dos nossos clientes à informação contabilística e fiscal, como também possibilitem redefinir a forma como este tipo de serviços são disponibilizados em Portugal. O Portal do Cliente, uma ferramenta on-line que visa ajudar os nossos clientes a conseguir aceder, de forma simples e prática, a toda a sua informação contabilística, fiscal, de recursos humanos e de gestão, é um exemplo claro do que aqui digo.

Além disso, este novo desafio tem uma particularidade interessante: conseguir gerir e manter motivada uma equipa de elevado potencial profissional, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com a visão da empresa. Esta transformação que queremos implementar não se trata só de tecnologia. É também uma transformação do ponto de vista organizacional, sobre fazer com que cada membro da equipa percecione o seu verdadeiro valor, tornando o serviço ao cliente ainda mais proativo.

Como apresenta a empresa e a sua proposta de valor para o mercado?

A Your Finance, é uma área dentro do Grupo Your, com foco na prestação de serviços contabilísticos e financeiros em Portugal. A nossa proposta de valor assenta na oferta de um serviço disruptor, totalmente integrado e que combina as últimas inovações tecnológicas, com a expertise de uma equipa altamente qualificada. Através desta abordagem, conseguimos garantir um acesso fácil e rápido à informação, promovendo a eficiência fiscal, como também do ponto de vista de gestão. Propomos soluções que agregam valor real e tangível aos negócios, posicionando-nos como parceiros estratégicos que visam cumprir com as obrigações fiscais e contabilísticas, mas acima de tudo potenciar o crescimento sustentável dos nossos clientes.

Que relevância vê para o meio empresarial de propostas como a vossa, sobretudo em termos de suporte à gestão?

Serviços como os que a Your Finance disponibiliza têm uma relevância crucial para o tecido empresarial, especialmente ao nível das PME [pequenas e médias empresas], que na maioria das vezes enfrentam diversos desafios na perspetiva de otimizar os processos de gestão e na tomada de decisões estratégicas. Ao conseguirmos oferecer soluções que simplifiquem e automatizem estes processos contabilísticos e fiscais, permitimos que os empresários mantenham o foco no core dos seus negócios. Além disso, o tipo de serviço que oferecemos promove uma consultoria proativa, onde os contabilistas, mais que se restringirem ao seu papel tradicional e mais prático, assumem um papel de consultores de gestão, onde avaliam e redefinem os processos, tornando os negócios mais eficientes, permitindo uma evolução clara no modelo de negócio dos clientes.

«Este novo desafio tem uma particularidade interessante: conseguir gerir e manter motivada uma equipa de elevado potencial profissional, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com a visão da empresa.»

Pode de alguma forma caracterizar o tecido empresarial português, os seus padrões de gestão, sobretudo a partir da vossa experiência como consultores?

Como referi, o tecido empresarial português é diversificado, com uma predominância significativa das PME, que além de enfrentarem desafios específicos, têm uma necessidade urgente: a necessidade de se digitalizarem e otimizarem processos. Como consultores e tendo em conta a nossa experiência, compreendemos que apesar de existir um grande empenho e dedicação, muitas vezes o que falta a estas empresas é o acesso a ferramentas e conhecimento especializado para que possam otimizar processos, tornando-os mais eficientes. É neste contexto que a Your Finance se posiciona como um aliado estratégico das PME, ajudando estas empresas a superar barreiras e a promover um crescimento proporcional e gradual do seu negócio.

O que destaca na gestão de um negócio como o da Your Finance?

Na gestão de um negócio como o da Your Finance é fundamental que exista uma liderança com foco especial nas pessoas e na inovação. A transformação digital, a promoção de um ambiente de trabalho flexível e o foco numa consultoria proativa e direcionada para o cliente são elementos basilares. Além disso, a necessidade de introduzirmos características como a adaptabilidade ou a agilidade são cruciais para que consigamos responder rapidamente às mudanças no mercado e às necessidades dos nossos clientes, conseguindo manter o elevado padrão de qualidade e compliance que nos caracteriza, aspetos que considero cruciais para o sucesso e crescimento do nosso negócio.

Com que equipa contam para desenvolver esse negócio?

Contamos com uma equipa de cerca de 500 profissionais dedicados e altamente qualificados. Esta equipa multidisciplinar inclui áreas que vão desde a contabilidade à tecnologia, passando pela fiscalidade e pela gestão de recursos humanos, entre outras. Porém, o mais importante é que cada membro desta equipa seja fundamental para o nosso sucesso, trazendo uma combinação de conhecimento técnico, excelência e as chamadas soft skills. É neste sentido, que estamos empenhados em continuar a crescer e a desenvolver o nosso talento interno. A título de exemplo, a iniciativa Your Academy é um passo significativo neste processo, numa parceria com a academia que visa formar futuros contabilistas e reforçar a nossa equipa com novos talentos, através de protocolos com todas as escolas técnico-profissionais do país para apoiar os estudantes que têm do nono ano até ao décimo segundo e que não têm nenhum grau superior.

Que competências mais valorizam para a equipa?

Vejamos, é um pouco o que disse na pergunta anterior, valorizamos esta combinação entre a vertente mais técnica e as soft skills. Na componente técnica, sem dúvida que é essencial este conhecimento profundo e atualizado em contabilidade, fiscalidade e compliance, bem como competências em tecnologias digitais. Na componente das soft Skills, valorizamos a capacidade de comunicação, o pensamento crítico, a adaptabilidade, mas principalmente o trabalho em equipa. Só isso irá permitir oferecer um serviço que supere as expectativas do cliente. Assim, a formação contínua e o desenvolvimento destas competências são uma prioridade para nós, assegurando que todos os colaboradores estão na vanguarda das melhores práticas e inovações do sector.

Num negócio eminentemente financeiro, o que mais concentra a vossa atenção ao nível da gestão das pessoas?

Ao nível da gestão de pessoas, a nossa atenção concentra-se em criar um ambiente de trabalho que promova o desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhado pela satisfação e pelo bem-estar de quem todos os dias trabalha para que a Your Finance cresça. Aqui falo de investir em ferramentas e criar condições que facilitem o trabalho, promovam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e garantam uma cultura de inclusão e apoio. Reconhecemos que o nosso sucesso depende da motivação e do compromisso da nossa equipa, por isso, esforçamo-nos por ouvir as suas necessidades e aspirações, implementando medidas que respondam aos seus objetivos e expectativas.

«Ao nível da gestão de pessoas, a nossa atenção concentra-se em criar um ambiente de trabalho que promova o desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhado pela satisfação e pelo bem-estar de quem todos os dias trabalha para que a Your Finance cresça.»

Como se integra a Your Finance no Grupo Your?

A Your Finance integra-se no Grupo Your como um pilar fundamental na estratégia global do grupo em oferecer um amplo leque de serviços empresariais integrados. Funcionamos como a peça chave do ponto de vista financeiro da empresa, complementando e enriquecendo aquela que é a oferta geral com serviços contabilísticos, fiscais e de consultoria em gestão. Esta interação é fundamental para o sucesso do grupo na medida em que nos permite tirar partido das sinergias entre as diferentes áreas de negócio, como os seguros ou a saúde, potenciando uma proposta de valor mais abrangente e coesa para os nossos clientes.

Que desafios coloca o facto de estarem num grupo que integra a intervenção em várias áreas do mundo corporativo?

Estar num grupo que é um verdadeiro marketplace de referência de soluções empresariais em Portugal, oferecendo serviços diversificados coloca o desafio de manter toda a oferta coesa e integrada, garantindo ao mesmo tempo a especialização e excelência em cada uma das áreas. A coordenação entre as diferentes unidades de negócio, a comunicação eficaz e a gestão de expectativas são aspetos críticos. Mas vejamos, este modelo acaba por oferecer oportunidades únicas do ponto de vista de cross-selling ao proporcionar uma experiência de serviço mais rica e valorizada pelos clientes, reforçando o nosso posicionamento no mercado.

Como olha para o futuro do projeto, seja ao nível do grupo, seja ao nível da Your Finance?

Olho para o futuro com otimismo e ambição. Ao nível da Your Finance, estamos focados em continuar a crescer no mercado português de serviços de contabilidade, expandindo a nossa base de clientes e continuando a inovar nas soluções que oferecemos – como o Portal do Cliente. Ao nível do grupo, o objetivo é claro: fortalecer a nossa posição e liderar o setor, através do crescimento das diversas áreas de negócios, maximizando as suas sinergias e potenciando a nossa oferta para novos mercados. Aquilo que procuramos para o Grupo Your é que a maior parte dos nossos clientes tenham um pacote completo de finance com seguros e saúde. Acreditamos que, mantendo o foco na inovação, na excelência do serviço e no desenvolvimento do nosso talento, estaremos bem posicionados para alcançar estes objetivos.

.

»» Pedro Flores é co-chief executive officer (co-CEO) da Your Finance, empresa do Grupo Your, partilhando responsabilidades com Filipa Xavier de Basto. Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e com pós-graduação em Gestão Fiscal pelo ISCTE, onde foi considerado o melhor aluno da pós-graduação, tem um conhecimento aprofundado em áreas como contabilidade financeira, tributação e auditoria fiscal, entre outras.

O Grupo Your, de capital 100 % português e detido pela Ó Capital, leva 18 anos de atividade. Conta com cinco áreas de negócio, tendo alinhado a sua oferta de serviços de acordo com a procura e as necessidades dos seus clientes. Oferece uma combinação de competências nas áreas de negócio que compõem o seu core business, contabilidade e consultoria financeira e fiscal com a oferta de soluções integradas de suporte às áreas de negócio chave dos seus clientes, como segurança e saúde no trabalho (SST), gestão de recursos humanos, apoio ao empreendedorismo, seguros e serviços administrativos, marcando assim a sua posição competitiva no mercado nacional e potenciando o acesso das PME. Conta com uma carteira de cerca de 5.740 clientes de norte a sul do país. A sua equipa é composta por mais de 500 colaboradores, e a gestão cabe a cinco partners. Detém vários escritórios em Portugal (Lisboa, Porto, Santarém, Algarve, Lourinhã e Beloura) e um escritório em Luanda, Angola.