A influência feminina no sector da logística

A ID Logistics, empresa especializada em logística contratual, assinala o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, destacando o trabalho das suas colaboradoras, e das mulheres em geral, no domínio da logística e da cadeia de abastecimento. Uma questão que assume especial relevância perante um sector tradicionalmente dominado por homens, como o da logística. Nesse seguimento, é de salientar que 58% dos quadros da ID Logistics são atualmente compostos por mulheres.

Duas colaboradoras da ID Logistics, cujo trabalho se destaca em diferentes áreas da empresa, falam da sua experiência num sector maioritariamente liderado por homens. Apesar de ser um sector tradicionalmente masculino, a realidade da ID é bem diferente: as mulheres lideram em todos os grupos de funções, 71% na área administrativa, 63% na gestão, 56% na área técnica e 54% nas operações.

Vejamos as partilhas das duas colaboradoras, Paula Ribeiro (à esquerda), transport operations manager, e Vânia Santos, operations coordinator pharma:

Podem falar dos vossos percursos na empresa e referir os principais desafios?

[PR] Comecei como chefe de secção e passei por várias funções – coordenadora de assistência ao cliente (iniciando no sector dos eletrodomésticos e posteriormente no consumo/ alimentar); key account manager de grandes contas; customer service manager do FMCG [fast-moving consumer goods]; e customer service manager do Centro Logístico Farmacêutico e Consumo. Atualmente, assumo a gestão operacional dos transportes, com foco na área de planeamento, tráfego e operação logística do armazém do norte.

Entre os diversos desafios, recordo o momento em que, com 22 anos, assumi a liderança de uma equipa experiente e senti necessidade de conquistar a sua confiança e o seu respeito. Construindo um forte espírito de equipa e motivação de todos os colaboradores, foi uma boa adaptação de ambas as partes, conseguindo provar diariamente que trazia valor acrescentado, capacidade de liderança e crescimento mútuo. O facto de não existirem rotinas e o constante ambiente de mudança, liderança de equipas, reformulação e melhoria de processos, graças à tecnologia, são outros dos desafios que me apaixonam.

[VS] As operações sempre fizeram parte do meu trajeto profissional. Comecei como operadora de armazém, posteriormente fui responsável de cliente, supervisora de operações e coordenadora VAS [value-added services]. Fui aprofundando o conhecimento em boas práticas de distribuição e apaixonei-me pela logística. Em 2020 assumi a coordenação operacional do Centro Logístico Farmacêutico, função na qual me mantenho.

Ao longo dos quase 20 anos enquanto colaboradora da ID Logistics, os principais desafios têm girado em torno do trabalho árduo necessário para manter as equipas motivadas, sendo que o foco vai ao encontro das estratégias definidas pela empresa. Posso afirmar que, ao longo dos anos, a maturidade, a inteligência emocional e a intuição que adquirimos são a chave para lidar com cada tipo de situação.

Que perceção têm sobre igualdade de género no sector da logística?

[PR] As mulheres têm vindo a assumir um papel crescente na logística nas mais diversas funções e até mesmo em cargos de liderança. Isto acompanha a tendência do próprio sector, que deixou de se centrar tanto em funções operacionais para se centrar mais em estratégia e planeamento. A igualdade de género tem sido decisiva na medida em que acarreta novas abordagens na resolução de problemas também com foco na responsabilidade social. A inteligência emocional e a empatia na gestão de conflitos também têm sido determinantes. Em todo o caso, nunca me senti prejudicada por ser mulher ao longo do meu percurso na ID Logistics, e acredito profundamente que a mudança começa em nós, agir com determinação e provar a cada dia o nosso valor.

[VS] Apesar de no contexto global a desigualdade de género infelizmente ainda ser uma realidade a vários níveis, nunca o senti na ID Logistics. O fator profissionalismo sempre foi soberano na nossa empresa, não importa se é homem ou mulher.

Que conselhos dariam às mulheres que ambicionam trabalhar em logística?

[PR] O género não é impeditivo para ingressar e ser bem-sucedida neste ou em qualquer outro sector, seja qual for o cargo. Mais importante que ser homem ou mulher, é termos paixão pelo que fazemos e atuarmos com determinação e resiliência. Trabalho no sector logístico há 25 anos e continuo a ser diariamente conquistada por tudo o que posso acrescentar e por tudo o que posso desenvolver.

[VS] Sobretudo que possam focar-se no que têm de especial, que não menosprezem o seu potencial e mergulhem de cabeça nos objetivos que têm.

.

A ID Logistics

A ID Logistics, liderada por Eric Hémar, é um grupo internacional de logística contratual que apresentou receitas de 2,5 mil milhões de euros em 2022. Gere 365 centros em 18 países, representando mais de oito milhões de metros quadrados de instalações de armazenamento na Europa, na América, na Ásia e em África, tendo cerca de 30 mil colaboradores.

Com uma carteira de clientes equilibrada nos sectores de distribuição, indústria, healthcare e e-commerce, caracteriza-se pelas soluções de elevado nível tecnológico. Desde a sua criação em 2001, desenvolveu uma abordagem social e ambiental através de uma série de projetos originais, estando firmemente empenhado numa política ambiciosa de responsabilidade social.