Uma atitude criativa

Em coaching, sobretudo em situações inesperadas para o coach, é muito importante a atitude criativa. Por exemplo, quando o coachee se sente baralhado no que realmente quer, ou fala de inúmeras situações e é preciso conectá-lo. João Alberto Catalão, especialista em coaching, deixa aqui uma sugestão, a dança das cadeiras.

.

Vídeo 218: Coaching talks – Dança de cadeiras (por João Alberto Catalão)

Ser criativo em coaching e em liderança é fundamental. A escuta e a reformulação são poderosas nestas duas posições, não só quando o coach ou o líder escutam e reformulam o que o seu interlocutor diz, mas também quando incentivam o coachee ou o colaborador a escutarem-se a si próprios e a reformularem o que disseram. Esta é uma ferramenta que torna esse processo inovador, dinâmico e ainda mais eficaz.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, executive coachesteam coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros Ferramentas de Coaching, Ferramentas de Team Coaching e Ferramentas de Mentoring, além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.

Scroll to Top