Consultora global de negócio e tecnologia, a NTT DATA atua como parceira e advisor dos clientes na transformação das suas empresas pela inovação, sendo considerada uma das 10 maiores empresas de serviços de TI (tecnologias de informação) do mundo pela Gartner. A nível global, tem cerca de 190.000 colaboradores, distribuídos por mais de 50 países; já em Portugal são cerca de 1.600, entre Lisboa, onde fica a sede, e 10 outras localidades.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
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A NTT DATA está em Portugal há mais de 20 anos e trabalha com as maiores empresas e instituições do país, em processos de transformação dos negócios e em sectores de atividade tão distintos como Banca, Seguros, Utilities, Saúde, Indústria e Administração Pública. Margarida Calado, head of people no nosso país, começa por assinalar que a consultora «sempre colocou as pessoas, o seu bem-estar e o seu desenvolvimento no centro da atividade, porque, como consultora, o grande ativo do negócio são os colaboradores». Ou seja: «É nas pessoas e no coletivo das equipas que reside o conhecimento e a capacidade que nos é reconhecida para inovar e transformar o negócio dos nossos clientes. Como tal, temos vindo a reforçar as nossas práticas de gestão de pessoas, no sentido de garantir que elas se adequam às necessidades e aspirações dos colaboradores a cada momento e tendo em conta as suas diferenças, até porque sabemos que a experiência de trabalho que proporcionamos é um fator decisivo nos processos de recrutamento e de retenção de talento.» De uma forma geral, salienta a responsável, o foco tem sido na saúde e no equilíbrio dos colaboradores, no seu desenvolvimento e na realização pessoal, mas também na promoção da diversidade e da inclusão. Os inquéritos de avaliação do clima organizacional que fazem periodicamente mostram que a consultora tem conseguido evoluir em todos esses domínios, o que tem contribuído para posicioná-la como uma das melhores empresas para se trabalhar em Portugal. Isto além de ser considerada empresa «Top Employer» há vários anos em Portugal, à semelhança do que acontece internacionalmente.
Margarida Calado explica que na NTT DATA «a grande preocupação com cada indivíduo, no que diz respeito ao seu equilíbrio, à integração e à realização pessoal, representa um fator de diferenciação e tem-se traduzido em iniciativas a vários níveis: no alargamento do programa de wellbeing e de benefícios flexíveis – para ir ao encontro das necessidades em evolução dos colaboradores –, no estabelecimento do modelo de trabalho híbrido, dinâmico e flexível, na personalização e na democratização da aprendizagem e na multiplicação dos percursos de carreira». Tudo isto permite «adequar muito melhor a experiência dos colaboradores às suas próprias necessidades e aspirações, o que «é algo que tem contribuído para uma taxa de rotação de pessoas inferior à média do mercado e também à felicidade de haver muitos candidatos que chegam porque ouviram falar bem da empresa», salienta a responsável.
Existe na NTT DATA a consciência de que o mercado de trabalho tem estado sempre a evoluir, e de que talvez isso tenha acontecido de forma muito mais rápida durante a pandemia. «O que sentimos», diz a head of people, «é que a nossa cultura, a nossa essência e o facto de sermos efetivamente fiéis a ela tornou-se mais visível e é mais valorizada pelo talento nas áreas em que atuamos». Isto «acaba por ser uma oportunidade, uma mais-valia para a NTT DATA». Mais: «Temos sempre cuidado desta nossa cultura, que não é só muito orientada para o colaborador, é também de muita auscultação e de muita agilidade. Isso permite-nos, por um lado, ter uma boa base de bem-estar, colaboração e desenvolvimento das nossas pessoas e, simultaneamente, estar constantemente a ‘ler a sala’ e a evoluir (e fazer evoluir) com o mercado de trabalho. As empresas querem-se genuínas, flexíveis e dialogantes, e é assim que tendencialmente nos apresentamos», partilha Margarida Calado
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Sustentabilidade
A NTT DATA é uma empresa muito comprometida com o desenvolvimento sustentável, daí «o empenho em oferecer as melhores condições de trabalho aos colaboradores, privilegiando o seu bem-estar, o desenvolvimento e a realização pessoal», refere também Margarida Calado, acrescentando: «Para isso, valorizamos relações integras e inclusivas, que respeitam a diferença e que estão assentes na colaboração e na confiança. Algo que se estende ao relacionamento com os clientes, com os quais procuramos manter ligações de longo prazo, muito orientadas à inovação e à transformação dos seus negócios. Queremos contribuir para uma sociedade equilibrada do ponto de vista social, económico e ambiental, e por isso procuramos incorporar essas preocupações nos projetos que desenvolvemos para clientes e nas nossas iniciativas.» Neste particular, a responsável destaca o foco na aceleração do talento digital, através de programas de reskilling e upskilling, na transformação digital de instituições de interesse cultural ou social, na promoção da igualdade de género nas TIC (tecnologias de informação e comunicação) e também o investimento na redução da pegada de carbono e em projetos relacionados com a preservação do ambiente, nomeadamente de proteção do tecido florestal e da biodiversidade.
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Auscultação, transparência e proximidade
Margarida Calado destaca duas boas práticas da NTT DATA Portugal ligadas à gestão das pessoas. A primeira chama-se «Connect with the CEO» e é um fórum que procura chegar a todos os cerca de 1.600 colaboradores da consultora no nosso país. «Trata-se de espaços de conversa onde o CEO [chief executive officer] se vai reunindo com pequenos grupos de cada vez, para ouvir as pessoas e para poder partilhar a sua visão da companhia. Acreditamos que é essencial para manter a cultura de auscultação, de transparência e de proximidade que nos caracteriza», explica a responsável, falando depois de outra das boas práticas: «Criámos um ecossistema de liderança onde formalizámos que cada colaborador tem ao seu dispor o acompanhamento de um mentor, um gestor de carreira e, naturalmente, os gestores dos projetos em que colabora. A formalização deste ecossistema, que já existia informalmente, ajudou a criar uma rede de segurança para que os colaboradores se possam sentir apoiados e simultaneamente autónomos naquilo que fazemos melhor, que é inovar.»
Estas duas iniciativas permitem, segundo Margarida Calado, «aceder a informação e a uma orquestra de recursos que agilizam tanto o trabalho como a realização pessoal; no fundo, são enablers poderosos para se atingir os objetivos enquanto empresa».
Referência ainda para as sugestões dos colaboradores, cujos inputs são muito valorizados na construção de diversas iniciativas da NTT DATA Portugal: «Recebemos frequentemente sugestões em múltiplos temas, desde associações ou causas que podíamos apoiar, benefícios que podíamos explorar, parcerias que podíamos considerar, etc. Posso destacar as nossas comunidades, que são grupos de colaboradores formados em torno de interesses comuns. Todos se podem juntar a uma comunidade já criada ou tomar a iniciativa de propor uma nova dedicada a outros interesses. Atualmente, temos perto de 20 comunidades em temáticas muito diversas: por exemplo, karts, padel, criptomoedas, solidariedade, LGBTQI+, parentalidade, livros e gastronomia. Estas comunidades são totalmente geridas pelos colaboradores.»