O programa de inovação aberta DISRUPTION, desenvolvido pela Delta Ventures, a unidade do Grupo Nabeiro – Delta Cafés que estabelece a ligação com o ecossistema das startups, lançou o repto para o desenvolvimento de novas ideias de negócio em três áreas estratégicas: sustentabilidade, transformação digital e novos produtos e serviços. Iniciadas em novembro 2023, as candidaturas encerram esta semana, dia 12 de janeiro, e podem ser realizadas aqui.
Recorde-se que o DISRUPTION foi criado em 2022/23, dirige-se a startups nacionais e internacionais e é o programa de aceleração desenvolvido em colaboração com a I-match para impulsionar soluções verdadeiramente disruptivas, vidando gerar parcerias com uma visão de futuro.
As startups cujas soluções já estejam validadas tecnicamente em condições reais de mercado, e que melhor se adaptem à cadeia de valor do Grupo Nabeiro e com potencial de escalabilidade a nível nacional e internacional, após a implementação do projeto piloto em Portugal, vão ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com o grupo.
Depois da fase de candidatura e avaliação, 10 startups vão participar num bootcamp, durante um mês, entre fevereiro e março, para desenvolverem os seus projetos, trabalharem com mentores do Grupo Nabeiro e especialistas do ecossistema de inovação e empreendedorismo português, com vista a aumentar a proposta de valor de negócio conjunta e acelerando o desenvolvimento de novas soluções ajustadas à realidade do grupo.
À fase de aceleração segue-se a apresentação final, a 25 de março, onde serão selecionadas três a cinco soluções junto do ecossistema empreendedor, que irão receber financiamento para os seus projetos.
Na última fase, são desenvolvidas as soluções vencedoras em conjunto com os empreendedores e as startups que irão colaborar com a unidade Delta Ventures, capacitando os empreendedores, dando-lhes acesso ao Grupo Nabeiro e aos seus parceiros e criando soluções para os crescentes desafios da sociedade.
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés, líder no seu segmento em Portugal, com mais de 60 anos de história, está presente em mais de 35 países, espalhados por cinco continentes, destacando-se Espanha, França, Luxemburgo, Angola (Angonabeiro), Suíça, China e Brasil, sendo que noutros países o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. Com sede em Campo Maior, no Alentejo, conta com mais de 3.500 colaboradores. Ao longo de várias décadas, o grupo tem garantido sempre o seu desenvolvimento e a sua expansão através da inovação, apostando numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nos diferentes mercados. O seu objetivo é continuar a reforçar a liderança e a abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente.