Boas Práticas RH

Mind4Logistics: saber cuidar das pessoas

A Mind4Logistics é uma empresa do Grupo Mind4 especializada em transporte aéreo e marítimo e em logística contratual, desempenhando um papel fundamental na cadeia de abastecimento dos seus clientes. O Grupo Mind4 tem 21 colaboradores, dos quais 17 alocados às atividades da Mind4Logistics e quatro alocados a outra empresa, a Mind4Customs.

Texto: Redação «human» Fotos: DR

.

«A atividade transitária desempenha um papel fundamental na simplificação do comércio internacional, permitindo que as mercadorias possam atravessar fronteiras de forma eficiente e em conformidade com as normas.» Quem o afirma é Jorge Emanuel Ramalho, o chief executive officer (CEO) da Mind4Logistics, uma empresa do Grupo Mind4 especializada em transporte aéreo e marítimo e em logística contratual, que desempenha um papel fundamental na cadeia de abastecimento dos seus clientes. Adicionalmente, os serviços aduaneiros são realizados pela também empresa do grupo Mind4Customs.
O Grupo Mind4 tem 21 colaboradores, dos quais 17 alocados às atividades da Mind4Logistics e quatro alocados à Mind4Customs. Apesar de os escritórios se situarem em Perafita, muito perto dos acessos ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ao Terminal TIR e ao Porto de Leixões, a cobertura é nacional, sendo de realçar as parcerias com clientes e fornecedores de norte a sul do país. O responsável assinala que «num mundo global como o da logística e do transporte internacional de mercadorias, as atividades desenvolvidas ultrapassam as fronteiras, alargando o horizonte dos clientes a mercados de relevo como o asiático, o americano, o europeu e o do Médio Oriente». E acrescenta: «Nos mercados externos, além das parcerias diretas estabelecidas com clientes, são também relevantes os acordos com diversas redes de agentes, parceiros de negócio, que nos permitem apresentar serviços com cobertura mundial e qualidade de serviço assegurada.»

Desde a génese dos projetos do Grupo Mind4, os recursos humanos, ou seja, as pessoas das duas empresas, são essenciais para o sucesso, daí a aposta no desenvolvimento das competências individuais (soft e power), «colocando-as ao serviço de uma equipa dinâmica, irreverente, ambiciosa, atendendo também ao perfil das equipas e à missão e à visão subjacentes ao projeto», partilha o responsável.

.

Algumas boas práticas em destaque

Jorge Emanuel Ramalho fala do «novo paradigma de promoção de locais de trabalho com uma visão assente no bem-estar das pessoas como ponto de partida para a prosperidade das empresas», assinalando que se tem deparado com algumas check-lists de boas práticas corporativas de quem gere empresas modernas – e a constatação que faz é que no Grupo Mind4 já preenchem quase todos os indicadores de sucesso apresentados, embora haja sempre oportunidade para a melhoria.

Num universo empresarial em crescimento (50% nos últimos dois anos), o CEO considera essencial o programa de mentoria e acolhimento de novos colaboradores. E diz: «Ao ser atribuído um mentor a cada novo colaborador, a integração e a identificação com o nosso projeto empresarial torna-se uma viagem tranquila e motivadora.» Fala ainda de pequenos-almoços, lanches semanais, almoços mensais, ações de team building, dias/ festas temáticas, festas e prendas de aniversário. Tudo isto faz parte do quotidiano do grupo, assim como uma liderança próxima, presente e motivadora. Mais: «Defendo que o sucesso de um gestor se pode medir pelos resultados empresariais apresentados. No entanto, o sucesso de um líder apenas se consegue verificar pelos resultados que ajuda todos os outros a atingir, do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Não se trata de ações avulsas, mas integradas numa política que assenta no bem-estar de cada um e de toda a organização», faz notar.

No Grupo Mind4, o cuidado que têm com as pessoas é o fator mais relevante a destacar. «Ao saber ser, saber estar e saber fazer, adicionamos o tão importante saber cuidar», diz Jorge Emanuel Ramalho.

O Grupo Mind4 começou com 10 pessoas, um pouco menos de metade das atuais, e «desde sempre existiu uma relação muito próxima entre a gestão de topo e todos os colaboradores», partilha Jorge Emanuel Ramalho, acrescentando: «As boas práticas ligadas à gestão das pessoas resultam de estratégias bem definidas, nomeadamente as políticas de remunerações e benefícios (seguro de saúde, seguro de vida, dia de férias adicional e participação nos resultados), e da participação ativa da equipa (ações de voluntariado, eventos de teambuilding, confraternizações, eventos desportivos, dias temáticos, etc).»

Numa equipa em crescimento, onde coexistem diversas gerações (idades entre 21 e 62 anos), a forma tida como mais realista para medir o impacto das práticas de gestão de recursos humanos é através dos resultados das avaliações externas, com destaque para os do Great Place To Work Institute e da iniciativa «Melhores Empresas para Trabalhar», onde este ano a Mind4Logistics surge no primeiro lugar nas pequenas empresas e no décimo segundo do ranking geral. «É um forte motivo de orgulho e também de agradecimento aos nossos colaboradores, que nos permitiram alcançar esta enorme distinção», salienta Jorge Emanuel Ramalho, que acredita que «a satisfação dos colaboradores, num mercado competitivo como o da logística, permite apostar numa taxa de retenção elevada, dotando as duas empresas dos necessários recursos humanos para atingir os objetivos». Mais: «Numa estrutura com um espectro geracional tão alargado, tal é apenas possível porque estamos claramente focados nas individualidades que compõem as equipas, e criamos as condições necessárias para potenciar o crescimento pessoal e as ambições individuais.»

No grupo é reconhecido que as distinções recebidas nos últimos três anos e a forma como as equipas se apresentam ao exterior tornam os nossos projetos atrativos para o mercado de trabalho. No entanto, o cuidado que têm com as pessoas é o fator mais relevante a destacar. «Ao saber ser, saber estar e saber fazer, adicionamos o tão importante saber cuidar», diz o responsável, referindo o projeto social do grupo, o Mind4People, que visa apoiar crianças e famílias desfavorecidas e que, sendo acarinhado por todos os colaboradores, permite cuidar em conjunto, justificando o slogan «Let’s care together».

.

»» DESTAQUE

Uma nova forma de fazer negócios

Jorge Emanuel Ramalho considera que a pandemia abriu uma caixa de Pandora que já deveria ter sido aberta há muito tempo. «As alterações nas necessidades empresariais e nas relações laborais abriram discussões e obrigaram a enormes mudanças de mentalidade», diz. «Passar de um regime controlador para um regime responsabilizador é uma enorme mudança na forma de prestação de trabalho em Portugal, para o qual o nosso tecido empresarial não estava preparado. Durante este período, a política de recrutamento do nosso grupo e as políticas de recursos humanos ficaram apenas mais refinadas e evoluíram consoante os desafios apresentados.»

O gestor vê os recursos humanos como «fulcrais para o sucesso da gestão moderna», assinalando que, «mesmo com toda a evolução tecnológica, as pessoas e as relações entre elas são e serão essenciais na atividade» de empresas como as do Grupo Mind4. «Por isso, de forma clara e aberta, tem de existir uma simbiose entre gestão e colaboradores, para que o sucesso pessoal e empresarial possa ser atingido», sintetiza.

E a finalizar deixa a seguinte partilha: «Acreditamos na logística realizada por pessoas competentes e qualificadas, impulsionadas por tecnologias de informação, ambiciosas e focadas, salpicadas de paixão por esta atividade, equilibradas na vida e felizes nas suas atividades diárias. O nosso sonho é desenvolver talentos e qualificações de pessoas, contribuindo com o seu empenho e a combinação dos seus conhecimentos técnicos e humanos para o futuro de todos. Pela nossa missão, afirmamos que pretendemos empaticamente ligar os intervenientes da indústria logística, pela via do respeito, da ética, da integridade e da honestidade. Queremos abraçar a nossa equipa e as suas ambições individuais, percorrendo com elas o caminho da felicidade e do sucesso, agradecendo as oportunidades e os desafios que recebemos durante esta nossa jornada de vida pessoal e empresarial. Em simultâneo, queremos divulgar mundialmente a nossa visão empresarial e uma nova forma de fazer negócios.»

Scroll to Top