Processos de recrutamento e seleção na era digital

A simbiose entre tecnologia e relações humanas

Quando se fala de Recursos Humanos está-se a falar, fundamentalmente, de pessoas e das conexões que estabelecem entre si. No entanto, como podemos comunicar e relacionar-nos num mundo cada vez mais caracterizado pelo avanço da tecnologia? E como podemos mitigar as apreensões e as incertezas que surgem diariamente nos clientes, referente a processos de recrutamento e seleção altamente digitalizados?

Texto: SLOT RH

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Para a SLOT RH, a valorização e o respetivo uso da tecnologia não suplantam a importância do contacto próximo e humano com candidatos e clientes. Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico que envolve os processos de recrutamento e considerando que os mercados de trabalho estão sempre em constante mutação, «as nossas consultoras têm uma preocupação em manter uma comunicação regular com todos os envolvidos, resultando em interações mais constantes e informais entre candidatos e clientes. Acreditamos que o segredo da gestão de recursos humanos reside, atualmente, na combinação de métodos especializados de recrutamento com relacionamentos baseados na confiança, na empatia e na comunicação, no qual procuramos identificar o melhor talento e estabelecer a harmonia ideal com o perfil desejado pelos nossos parceiros e clientes», segundo Clara Alves, HR & Talent Consultant da SLOT RH.

A digitalização simplifica o processo de recrutamento e seleção de várias formas: possibilita-nos entrevistas on-line e facilita-nos a comunicação quer com candidatos locais, quer com candidatos internacionais, procurando o melhor candidato possível sem limitações geográficas. Além disso, garante-nos ainda a segurança e a confidencialidade no tratamento dos dados, graças a tecnologias como a Blockchain.

As vantagens do uso de tecnologia em recrutamento passam também pela otimização dos processos, com a redução de tempo e de custos em deslocações para os candidatos, e com a automação que permite a eficiência operacional e a garantia de encontrar os melhores talentos para os clientes, tornando-os assim mais competitivos nos seus mercados de atuação e limitando os efeitos da escassez de candidatos em algumas destas áreas.

Como se traduz na prática o dia-a-dia de uma consultora com recurso à digitalização? Natália Pimenta, HR Specialist da SLOT RH, descreve-nos: «Procuramos ativamente talentos em redes sociais como o LinkedIn, armazenamos informações em nuvens acessíveis a todos os consultores em tempo real, aplicamos assessments on-line de forma rápida e segura, o que nos permite acelerar as avaliações comportamentais e responder aos diversos processos de recrutamento e seleção.»

Quando se trata de recrutamento de talento especializado, acreditamos que a digitalização complementa, mas não substitui, o elemento humano. Por exemplo, o avanço das ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT e Open AI, oferecem-nos uma análise objetiva de currículos, apoio na descrição de competências e funções, e até mesmo validação automática de documentos por meio da tecnologia Blockchain, tudo isso visando economia de tempo e recursos. Todavia, a avaliação comportamental e a busca por habilidades essenciais para a cultura da organização da empresa cliente continuam a ser passos cruciais que necessitam de ser aliados à experiência e ao know-how das consultoras para garantir a integração bem-sucedida do talento.

Assim, a digitalização nos processos de recrutamento e seleção não procura substituir o toque humano, mas sim enriquecê-lo, permitindo uma abordagem mais ágil e eficaz na identificação e na integração de talentos, sempre mantendo um equilíbrio saudável entre tecnologia e relações interpessoais.

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»»»» Clara Alves e Natália Pimenta integram a SLOT RH. Clara Alves é HR & Talent Consultant e Natália Pimenta é HR Specialist. A SLOT RH apresenta uma visão que se baseia em serviços de gestão de recursos humanos de sucesso, disponíveis a todos os clientes e parceiros. Define a sua missão da seguinye forma: contribuir para o sucesso dos seus clientes através de serviços eficazes, inovadores e de elevada qualidade, garantindo excelência e valor acrescentado às empresas; isto com uma estratégia que assenta na melhoria contínua face à competitividade e à obtenção de uma posição significativa no mercado, respeitando os clientes e colaboradores, usando ética e transparência em todas as suas ações.

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