Boas Práticas RH

McDonald’s: reconhecer e recompensar

Há mais de 30 anos em Portugal, a McDonald’s conta com mais de 10 mil colaboradores nos 196 restaurantes da marca em Portugal, 92% dos quais geridos em sistema de franchising por 47 empresários portugueses que reinvestem no país e dinamizam as comunidades locais, nomeadamente com a criação de emprego. A cada novo restaurante são criados, em média, 50 postos de trabalho na região, que crescem no decorrer da atividade do restaurante.

Texto: Redação «human» Fotos: DR

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Sofia Mendoça, a diretora de recursos humanos da McDonald’s Portugal, diz que, enquanto agentes sociais e económicos, investem no país, promovendo o desenvolvimento das regiões através da criação de emprego, da aposta em fornecedores portugueses e do apoio às comunidades. «E integramo-nos em novas comunidades sempre com o mesmo propósito», destaca. «Somos uma marca em contínua expansão e inovação, tanto em Portugal como a nível internacional, e os resultados têm sido crescentemente positivos em todas as vertentes do negócio. Somos uma multinacional com implantação e gestão local, e partilhamos os mesmos valores em todos os lugares onde estamos.»

Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a McDonald’s está em mais de 100 países, com mais de 40 mil restaurantes e mais de 150 mil colaboradores. Sofia Mendoça fala da preocupação em «reconhecer e recompensar a contribuição e o compromisso das equipas no sucesso da empresa». Assim, «à retribuição fixa acresce a remuneração variável, como forma de premiar o desempenho e o empenho das nossas equipas». Por exemplo, prémios de desempenho, prémios de fecho, prémios para o funcionário do mês, gerente do ano, entre outros. A estes soma-se um conjunto de benefícios, como são exemplo o seguro de saúde e o telemóvel, entre outros.

Sendo um dos maiores empregadores em Portugal, a McDonald’s definiu três eixos de atuação destinados à área de Pessoas: Emprego Responsável, que considera todas as práticas ao nível dos processos de recrutamento e políticas de recursos humanos, benefícios e condições de trabalho; Empowerment & Desenvolvimento, onde enquadra os programas de formação, o desenvolvimento de carreiras e a gestão de talento, bem como iniciativas de mérito e de reconhecimento dos colaboradores; e Diversidade, Equidade e Inclusão, recrutando pessoas de todas as nacionalidades, criando oportunidades iguais de emprego entre mulheres e homens, mas também trabalhando com instituições a nível nacional e local para a integração de pessoas com deficiência. Todas as políticas e iniciativas estão integradas nestes eixos de atuação.

Sofia Mendoça acredita que «a força da McDonald’s enquanto empregador está na formação, no apoio ao desenvolvimento e na gestão de talento».

Entre outras formas de feedback, a empresa realiza anualmente um inquérito nacional de satisfação, para melhor compreender o impacto das suas práticas. Os últimos resultados revelaram que mais de 90% dos colaboradores reconhecem ter na McDonald’s a oportunidade para desenvolver competências que podem usar no futuro, resultado muito valorizado pela empresa. Como forma de unir as mais de 10 mil pessoas que trabalham com a marca, a McDonald’s apostou numa nova rede social interna – o Workplace – que se afigura uma excelente ferramenta de envolvimento e interação entre equipas e restaurantes de todo o país, permitindo desenvolver conteúdos relevantes que informam, formam, motivam e envolvem os colaboradores a nível nacional.

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Incubadora de talentos

A McDonald’s Portugal emprega muitos jovens entre 18 e 25 anos, daí a responsabilidade acrescida de apoiar o seu crescimento e o seu desenvolvimento pessoal e profissional. «Somos uma verdadeira incubadora de talentos», diz Sofia Mendoça. «Temos orgulhosamente equipas diversas, pelo que se torna imprescindível estar atentos às necessidades e expectativas de cada um e saber potenciar as diferentes competências e o talento de cada pessoa, com planos de formação e de sucessão adequados. Trabalhar na McDonald’s possibilita o desenvolvimento de competências profissionais e socio comportamentais, numa verdadeira formação para a vida que prepara os colaboradores para uma carreira dentro ou fora da empresa. O nosso foco passa por garantir que as políticas e os processos se ajustam em cada momento àquilo que são as necessidades dos colaboradores.»

A responsável constata que «o mercado de trabalho está em constante mudança», salientando que «os empregadores devem acompanhar aquelas que são as expectativas da próxima geração de profissionais de forma a continuarem a ser competitivos». Mais: «Há uma clara escassez de pessoas disponíveis associada a uma taxa de desemprego baixa e a uma oferta de emprego cada vez mais diversificada. Contudo, o desafio passa não somente pela capacidade de atrair talento, reside também na capacidade de promover o bem-estar, físico e emocional, individual e coletivo, das equipas, contribuindo para a motivação e a retenção de quem connosco trabalha.»

A diretora de recursos humanos deixa ainda a partilha de que «a capacitação, o desenvolvimento e a diversidade são eixos fundamentais para evoluirmos todos os dias, enquanto empresa e enquanto equipa», e recorda que em mais de 30 anos em Portugal a McDonald’s «formou líderes que cresceram com a marca em todas as vertentes, a nível local, nacional e internacional».

Numa última referência, Sofia Mendoça defende que «é fundamental dotar as equipas de novas competências nas mais diversas áreas, preparando-as para os atuais e futuros desafios do digital e envolvendo-as nas práticas da empresa ao nível da responsabilidade social e ambiental». Acredita que «a força da McDonald’s enquanto empregador está na formação, no apoio ao desenvolvimento e na gestão de talento», daí a preocupação de «garantir que as equipas estão preparadas para responder aos desafios de hoje e do futuro».

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Apoiar as pessoas

Na McDonald’s foram criados programas de apoio aos colaboradores, em saúde e bem-estar, onde se destaca o «McDonald’s Cuida de Mim». Isto além da atribuição de licenças sabáticas, seguros de saúde, oferta do dia de aniversário do colaborador, entre outros. Ou de iniciativas internas que contribuem de forma significativa para incentivar e reforçar o espírito de equipa e o sentimento de pertença, como outdoors, celebração de datas especiais, passatempos com prémios exclusivos e uma rede social interna – Workplace, que une os colaboradores do país.

«As boas políticas de recursos humanos da McDonald’s são reflexo do compromisso com quem connosco trabalha», refere Sofia Mendoça, salientando que «a responsabilidade para com as pessoas faz parte do ADN da empresa», que «tem seguido um caminho evolutivo, atenta ao contexto económico do país e às necessidades e às expectativas das suas pessoas». De salientar também a atribuição de bolsas de estudo para motivar e incentivar as pessoas da empresa a prosseguirem e concluírem a formação académica. A responsável particulariza o caso da criação do «UP – Programa Nacional de Bolsas de Estudo», através do qual atribuem mais de 200 bolsas por ano aos colaboradores dos restaurantes McDonald’s, sendo o valor por bolsa de 1.000 euros por ano letivo, de forma a fazer face às despesas com propinas e material escolar. «No mesmo sentido», diz, «proporcionamos flexibilidade de horários, promovendo o maior equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, contribuindo para que possam, por exemplo, dedicar tempo aos estudos».

A McDonald’s reconhece também que as ambições profissionais são variadas: em Portugal há vários exemplos de pessoas que trabalham na empresa há mais de 20 anos e que aí cresceram, mas também de quem hoje trabalha noutras áreas e sectores, levando com sucesso as competências adquiridas na McDonald’s.

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