No passado dia 6 de dezembro, o Auditório da AEP, em Leça da Palmeira, foi palco da vigésima edição da conferência «Felicidade nas Organizações», organizada pelo Seal Group, em colaboração com a AEP – Associação Empresarial de Portugal. O destaque da ocasião foi a apresentação nacional da norma portuguesa NP 4590 – Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional.
A sessão de abertura da conferência ficou a cargo de Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, que realçou «a relevância do capital humano e do bem-estar dos colaboradores para as empresas», palavras que foram reforçadas pelo fundador do Seal Group, Sérgio Almeida. A sessão contou com a presença de Maria João Graça, vogal do Conselho Diretivo do IPQ – Instituto Português da Qualidade, e João Pimentel, presidente do IPQ, que contribuíram para as discussões sobre práticas destinadas ao bem-estar dos colaboradores e dos stakeholders. O painel de debate «Bem-estar e Felicidade Organizacional» recebeu Bento Machado Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Pedro Almeida, diretor de Departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Matosinhos, e Jaime Milheiro, chief executive officer (CEO) da CMEP – Exercise Medical Center. O encerramento foi da responsabilidade de Luís Ceia, vice-presidente da AEP.
A norma NP 4590 representa uma redefinição na gestão organizacional, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODSs) e contribuindo, significativamente, para a promoção da saúde e do crescimento económico. Destaca-se, por isso, como uma resposta concreta à crescente importância atribuída ao bem-estar no ambiente de trabalho, por parte de indivíduos, organizações e comunidades.
Desenvolvida com o propósito de contribuir para sociedades sustentáveis, a norma visa promover o desenvolvimento económico, enquanto dignifica as condições laborais e o bem-estar das pessoas. Reconhecendo que o trabalho deve ser uma fonte de satisfação e realização para os colaboradores, a NP 4590 define-se em duas dimensões fundamentais. Por um lado, a dimensão objetiva que abrange a gestão de pessoas no trabalho e o desenvolvimento integral, incorporando práticas que visam criar ambientes laborais saudáveis. Por outro lado, a dimensão subjetiva que considera a perceção individual sobre a experiência de trabalho, incluindo expectativas e aspetos emocionais.
Esta abordagem holística é compatível com outras normas e documentos relacionados com a gestão de qualidade, ambiental, responsabilidade social (entre outros), destacando-se como uma referência integral para a promoção do bem-estar e da felicidade nas organizações.
Durante a conferência, Sérgio Almeida, fundador do Seal Group, partilhou informações sobre o Programa HUMANIZE e apresentou o Monitor do Bem-estar e Felicidade Organizacional, plataforma avançada projetada para avaliar o clima organizacional, considerando os princípios estabelecidos na NP 4590. Ana Maria Alves, diretora de recursos humanos do Grupo AEP, explicou como será implementado pela AEP o Programa Humanize, para desenvolvimento de competências internas dos seus quadros.
O evento destacou a importância crescente da felicidade e do bem-estar nas organizações, não apenas como uma vantagem competitiva mas também como um componente essencial para o sucesso sustentável das empresas. Ao apresentar práticas e ferramentas inovadoras, o Seal Group e a AEP reforçaram o compromisso com a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e felizes, alinhados com os valores fundamentais da sociedade e do desenvolvimento sustentável.