Restaurante ÚNICO, no CCB
Uma distinção em turismo inclusivo

O ÚNICO foi o vencedor do prémio Turismo Inclusivo da quinta edição do Prémio Nacional de Turismo, uma iniciativa Expresso/ BPI. Este restaurante, que serve diariamente pequenos-almoços, brunchs e almoços no piso 1 do Centro de Congressos e Reuniões do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, nasceu em junho de 2022, fruto da parceria entre o restaurante Este Oeste, a Associação Bipp – Semear e o CCB.

Texto: Redação «human»

.

O ÚNICO forma e integra no mercado de trabalho pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.  A formação destes trabalhadores é realizada na Academia Semear e o objetivo do projeto é implementar a valorização e a independência pessoais, assim como combater o desperdício alimentar e apostar na economia circular. Com uma carta desenhada pelo chef Diogo Coimbra, o restaurante ÚNICO utiliza ingredientes biológicos da sua horta.

A edição de 2023 do Prémio Nacional de Turismo recebeu um novo recorde de candidaturas: 768. Tudo projetos nacionais que apostam em promover um turismo autêntico, sustentável e inclusivo, nas cinco categorias: Turismo Autêntico, Turismo Inclusivo, Turismo Gastronómico, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. Os critérios considerados para avaliação e eleição foram: qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional e o contributo para o desenvolvimento turístico.

.

Nota: foto Rita Carmo