As competências dos recrutadores

Que papel têm os recrutadores num mercado de trabalho hipercompetitivo e onde as empresas procuram atrair o melhor talento? E que competências devem ter esses profissionais, tão decisivos para que as empresas, nos mais diversos sectores, tenham equipas preparadas, motivadas e inovadoras?

Texto: Sara Dias

.

Atrair e reter talentos é fundamental para o sucesso de qualquer organização, mas sobretudo é um grande desafio para as organizações neste mercado atual em constante mudança, onde as empresas são cada vez mais competitivas.

O avanço a um ritmo surpreendente da tecnologia possibilita o aparecimento de novos produtos/ serviços e consequentemente uma maior mobilidade de colaboradores entre empresas.  Toda esta mudança obrigou as organizações a alteraram as suas estratégias de gestão de recursos humanos, nomeadamente direcionando o seu foco para as pessoas, o seu crescimento e o seu desenvolvimento, potencializando assim talentos.

Os recrutadores sem dúvida são os impulsionadores de atracão de talento dentro das organizações, o que se traduziu também numa mudança estratégica das suas competências. Os recrutadores nos dias de hoje devem ter uma comunicação mais ativa e manter uma postura de empatia no decorrer da entrevista com o candidato, no sentido de mostrar genuíno interesse pelo mesmo e sobretudo compreender o seu momento atual. Têm de possuir competências de resiliência e de adaptabilidade. Neste mercado laboral tão competitivo, devem estar sempre um passo à frente e para isso têm de ser proativos e criativos na forma como cativam e interagem com os candidatos.

Outro desafio diário é a constante rejeição de candidatos às ofertas de trabalho: o recrutador deve ter a paciência e a capacidade de compreender que devido à situação atual isso é normal; ou seja, não deve desistir nem deixar-se desmotivar.

Capacidade em gerir bem o seu tempo e foco de prioridades é outra competência que permite gerir todos os processos de recrutamento de início ao fim, através de uma constante comunicação entre aquilo que o cliente (empregador) pretende e as expectativas do candidato. Esta comunicação frequente servirá também para conhecer bem a vaga e os eventuais benefícios associados à mesma.

Para facilitar a pesquisa de talentos, o recrutador tem de dominar as novas tecnologias que se encontram ao seu dispor, nomeadamente diferentes plataformas de emprego e redes sociais.

Para vingar no mercado de trabalho hipercompetitivo, estes profissionais devem manter uma postura de autoconfiança, ter sentido critico, paciência, resistência e uma elevada capacidade de persuasão e negociação, mas sobretudo devem saber priorizar talentos alinhados com os valores e a cultura organizacional da empresa, aumentando assim a possibilidade de encontrar o candidato ideal.

A Job Impulse tem uma equipa de recrutadores especializados  que  ajudam as empresas  a encontrar aquele candidato que tanto procuram.

.

»»»» Sara Dias é diretora geral da Job Impulse, um prestador experiente de serviços de recursos humanos com uma história de sucesso desde a sua fundação em 2006. Mantem mais de 50 escritórios em 12 países com mais de 9.000 colaboradores em todo o mundo.

Scroll to Top