O «Learning Innovation Summit», da ATEC, vai ainda na terceira edição, mas é já um marco importante quando o assunto é inovação pedagógica. Destinado a formadores e professores, o evento teve como tema na edição de 2023 «Nos bastidores da Inovação Pedagógica: como criar o espetáculo da aprendizagem, eis a questão!». Foi no passado dia 11 de novembro e juntou mais de 120 formadores e professores nas instalações do Instituto Superior de Engenharia (ISEC), em Coimbra.
Num documento da AREC pode ler-se: «A evolução tecnológica tem impactado todas as vertentes da nossa vida e o mundo da educação e da formação não fica indiferente a isso. A tecnologia está a transformar a forma como aprendemos e ensinamos, e coloca à disposição da comunidade educativa inúmeras ferramentas e novas metodologias que permitem sair para lá da sala de aula. Ousar fazer diferente, criar novas abordagens, arriscar metodologias inovadoras para criar ‘o espetáculo da aprendizagem’ foram as temáticas trabalhadas pelos dinamizadores durante o evento.»
Com abertura a cargo de João Carlos Costa, diretor geral da ATEC, e Mário Velindro, presidente do ISEC, o evento prosseguiu com a partilha de estratégias de inovação facilmente incorporáveis no contexto pedagógico e com as potencialidades da realidade virtual e da realidade aumentada em educação e formação. Os participantes foram divididos por quatro laboratórios dinâmicas que trabalharam as seguintes temáticas: «O Bem-estar em Sala de Aula/ Sala de Formação», «O Aluno/ o Formando no Centro da Aprendizagem», «Ensinar para a Sustentabilidade – uma abordagem inovadora» e «Novas Tecnologias no Processo de Aprendizagem – realidade virtual e aumentada».
Paulo Peixoto, diretor da ATEC para a região norte e responsável pelo evento, assinalou: «O ‘Learning Innovation Summit’ pretende ser um catalisador de mudança e de inovação no contexto de formação e educação. Procuramos partilhar com os participantes conceitos, métodos e ferramentas que permitam a cada um ser o embaixador da mudança e da inovação pedagógica nas suas organizações.»
O evento foi criado há cerca de três anos pela ATEC e posiciona-se como sendo de e para formadores e professores. A inovação pedagógica no contexto de educação e formação é a temática fulcral trabalhada pelo evento, que conta habitualmente com a colaboração de parceiros de referência na área de educação e formação. Além da equipa pedagógica da ATEC, a edição do passado dia 11 contou com Miguel Fonseca, eleito «Formador do Ano 2022» pelo Forma-te, e com oradores e dinamizadores do INESCTEC, da Escola Técnica Profissional da Moita, da Escola Profissional da Lousã (Status), da Divisão de Desporto, Juventude e Voluntariado da Câmara Municipal de Matosinhos, além da participação on-line do parceiro SSGT Celje, da Eslovénia.
A ATEC – Academia de Formação é uma associação sem fins lucrativos que direciona a sua intervenção no âmbito da formação profissional com uma forte componente prática, valorizando o «saber fazer». A sua atividade assenta em duas áreas: qualificação profissional de jovens e formação para ativos dos diferentes sectores, que tanto pode consistir em oferta formativa que promove como formação específica requerida pelas empresas clientes.