Um canal de TV corporativa

Para aumentar a eficiência da comunicação interna

Na era digital, a comunicação interna é o core de qualquer empresa bem-sucedida. A capacidade de comunicação com os colaboradores, de forma eficaz, não só estimula a moral como também fortalece a cultura organizacional.

Texto: Amplitude Net

.

É por isso que apresentamos o World VDS da Amplitude Net, uma solução inovadora que redefine como os departamentos de recursos humanos podem comunicar com os seus colaboradores. Neste artigo, vamos explorar como esta poderosa ferramenta está a transformar a paisagem da comunicação interna nas empresas.

O World VDS é um software de gestão remota de conteúdos em ecrãs, também conhecido como digital signage, ou TV corporativa, destinado especificamente ao Departamento de Recursos Humanos. Trata-se de uma solução integrada que permite que as empresas interajam com os colaboradores de maneiras nunca antes imaginadas.  Esta ferramenta dá poder total ao Departamento de Recursos Humanos, para decidir onde e quando os conteúdos vão passar. Desde calendarização, integração com Excel e Power Bi, gestão de playlists, sub-playlists, playlists de emergência, o World VDS permite mostrar todo o tipo de conteúdos, como vídeos, imagens, sondagens, inquéritos e até jogos, criando um clima de gamification em que o colaborador é estimulado a participar, em troca de ganho de pontos, que poderá utilizar em cursos de formação, ou comprar periféricos para o ajudar no dia-a-dia, por exemplo.
Estes canais de TV corporativa aumentam o compromisso dos colaboradores, mantendo-os informados, motivados e sintonizados com os objetivos da empresa. Ao promover a interação e a participação ativa, esta solução ajuda a fortalecer a cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho positivo. Além disso, com análises detalhadas e feedback dos colaboradores, o Departamento de Recursos Humanos pode avaliar a eficácia das suas estratégias de comunicação e fazer ajustes em tempo real. Estas ferramentas são de uso simples, permitindo a integração com fontes de dados da empresa e combater o isolamento dos colaboradores.

Um cliente nosso utilizou esta ferramenta de uma forma muito criativa, para interligar as suas sucursais, instalando um ecrã em cada bar/ cafetaria dessas mesmas sucursais. Quando um colaborador passava ou chegava perto do ecrã, este dividia-se em quatro zonas, mostrando em tempo-real o que estava a acontecer nos bares das outras quatro sucursais. Além disso, os colaboradores podiam falar entre eles, pois havia áudio sincronizado. Foi uma maneira criativa de aproximar os vários países e colaboradores.

Outro exemplo é o de uma fábrica. Para os colaboradores que estão isolados a fazer tarefas repetitivas, sem computador, um ecrã pendurado na parede foi uma boa solução para o Departamento de Recursos Humanos comunicar key performance indicators (KPIs), regras de segurança e valores da empresa. Já para os colaboradores foi uma forma de se sentirem acompanhados e menos isolados. 
Finalmente, nos elevadores de um escritório com mais de 800 colaboradores, foram instalados ecrãs interativos com sondagens e notificações, para a cozinha inquirir sobre os pratos preferidos para o dia seguinte.

No cenário empresarial atual, a comunicação interna não é apenas uma necessidade; é uma estratégia fundamental para o sucesso. O World VDS da Amplitude Net não apenas simplifica a comunicação, mas também aprimora o envolvimento dos colaboradores, estimula a cultura e oferece uma visão clara dos resultados. Ao adotar esta solução inovadora, as empresas estão a investir no futuro dos seus colaboradores e, por sua vez, no seu próprio sucesso.

.

Nota: Saiba mais informações sobre como a TV Corporativa pode transformar a comunicação interna de uma empresa.

.

»»»» A Amplitude Net tem escritórios no Porto (onde está a sede) e em São Paulo, no Brasil. Com duas décadas de atividade em tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem 17 colaboradores (quatro mulheres, 13 homens), sendo a média de idades 36 anos e a antiguidade média oito. Dependendo das necessidades individuais de cada colaborador, existe na empresa a possibilidade de trabalho remoto (a média é três dias por semana).

A empresa teve nos últimos anos diversas distinções: Estatuto PME Excelência 2022; Estatuto de Empresa Inovadora COTEC 2023; Empresa de Excelência para trabalhar em Portugal 2023; Operação Mais Eficiente Infraspeak 2023; PME Líder 22 pelo IAPMEI; Scoring Top 5% Melhores PME de Portugal da Executive Digest (pelo terceiro ano consecutivo).

Scroll to Top