SBM Offshore Porto quer chegar a 330 colaboradores este ano

A SBM Offshore, empresa com destaque global em conceção, construção, instalação e operação de soluções flutuantes para energia offshore em águas profundas, pretende recrutar para os escritórios do Porto 80 colaboradores até ao final do ano. Em 2024, o objetivo é concluir o processo de recrutamento com mais 70 posições, e assim constituir uma equipa de 400 pessoas.

A multinacional holandesa chegou ao Porto em 2022, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de algumas das suas operações em Angola, Guiné Equatorial, Guiana e Malásia. Neste momento, e uma vez que passam a estar sedeadas também no Porto a área financeira, a parte operacional de recursos humanos e algumas áreas de tecnologias de informação (TI) – Data, Smart Enterprise e Operações –, são já 250 os colaboradores que compõem a estrutura. Até ao final do ano, e finda esta fase do processo de recrutamento em curso nas áreas de engenharia, finanças, TI e recursos humanos, a equipa chegará aos 330.

Rita Prates, country and human resources manager da SBM Offshore Porto, partilha: «O Porto tem um mercado de trabalho muito dinâmico que oferece uma grande variedade de perfis, com talentos altamente qualificados provenientes de várias universidades. O último ano foi muito desafiante, e neste momento o nosso objetivo é reforçar e construir a nossa posição como empregador de excelência em Portugal.»

De forma a competir num mercado de trabalho onde as empresas nacionais e internacionais estão constantemente à procura de recursos qualificados, a SBM Offshore Porto criou um pacote de recrutamento competitivo e diferenciador, assente em condições progressivas e abrangentes, com o objetivo de ir ao encontro das necessidades dos colaboradores e, assim, atrair e reter os melhores talentos na empresa.

A responsável assinala: «A SBM oferece múltiplas oportunidades de carreira e um leque de possibilidades nas várias áreas de negócio, dentro e fora de Portugal, desenhadas num plano de desenvolvimento personalizado, que é gerido e monitorizado por um mentor, e que tem por base uma análise do perfil, competências e expectativas de cada colaborador.»

Para além do MediFit – um programa de saúde totalmente gratuito –, a SBM disponibiliza ainda um plano de assistência a colaboradores e familiares, um serviço personalizado e gratuito de aconselhamento e apoio em diversas áreas como saúde, parentalidade, gestão de stresse, desenvolvimento de relações pessoais, autoestima e confiança, questões legais e fiscais, luto, entre outras, fundamental para a saúde geral de toda uma equipa muito diversificada dentro da SBM.

A política de diversidade e inclusão é uma parte importante do ADN da empresa. Com operações em todo o mundo, mais de sete mil trabalhadores – 37% dos quais trabalham fora do seu país de origem –, 82 nacionalidades e 48 línguas, é imperativo construir um ambiente saudável e culturalmente acolhedor. Na SBM Offshore Porto, a promoção da multiculturalidade e da inclusão é tida em conta em todos os aspetos do trabalho, desde a implementação de uma agenda de eventos assente nesta temática à contratação de talentos, assim como ao desenvolvimento de lideranças, às parcerias com fornecedores e ao envolvimento com a comunidade.

«Juntos criamos um ambiente onde a diversidade é celebrada e a cultura de pertença é partilhada. Para a SBM Offshore, a diversidade é um dos maiores alimentos da criatividade, o grande motor da inovação e um caminho para a excelência», afirma ainda a responsável.