A realidade que experienciamos

Acontecimentos, perceções, significados, experiência: a realidade que vivemos, a que experienciamos, decorre deste processo. Ana Penim, especialista em coaching, explica como os acontecimentos não são os mesmos para todos nós nem são os mesmos para cada um de nós nos diferentes momentos da vida. E destaca que é uma questão interessante para explorar em coaching, essa experiência, essa construção de significados através do discurso interpretativo, a construção de palavras, de diálogos, que vamos desenvolvendo a propósito do que estamos a contar, a nós próprios e também aos outros.

.

Vídeo 199: Coaching talksFio narrativo da experiência (Por Ana Penim)

A realidade é uma construção individual e algo que só faz sentido depois de ser construída pelo próprio sujeito. Sendo a identidade individual e a qualidade das interações pessoais e profissionais diretamente modeladas a partir da perceção que cada pessoa faz de si própria, dos acontecimentos e do mundo, o coaching é um lugar por excelência para explorar e refletir sobre a análise discursiva, pois é a partir da palavra que damos vida ao fio narrativo da nossa experiência.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020..

Scroll to Top