A Conclusion, empresa de transformação de negócios e prestadora de serviços de tecnologias de informação (TI), chegou a um acordo com a Novabase para a aquisição da Neotalent, empresa portuguesa especializada no recrutamento e prestação de serviços na área de TI. A Neotalent conta atualmente com mais de 800 profissionais especializados em áreas tecnológicas atualmente muito procuradas, como desenvolvimento de software e análise de dados, soluções na cloud, bem como soluções de engenharia. Tem crescido de forma constante, oferecendo soluções personalizadas nearshore e onshore para empresas de renome em Portugal e Espanha. Como parte da Conclusion, a Neotalent estará numa excelente posição para reforçar as equipas de clientes nos Países Baixos, ajudando a satisfazer a alta procura por equipas multidisciplinares e qualificadas. A compra e venda ocorrerá nos próximos meses, sujeita à verificação de algumas condições precedentes que são habituais em transações semelhantes, incluindo a não oposição da Autoridade da Concorrência.
Engbert Verkoren, chief executive officer (CEO) da Conclusion, referiu: «Este é realmente um grande passo para a Conclusion. Ao darmos as boas-vindas à Neotalent no nosso ecossistema, alcançamos a massa crítica necessária para uma capacidade nearshore eficaz. A Neotalent provou ser muito bem-sucedida em encontrar a pessoa certa para a função certa em comparação com os concorrentes no competitivo mercado português. Além disso, a liderança da Neotalent é capaz de reter tanto os empregados quanto os clientes, investindo no desenvolvimento de talentos e numa cultura de pertença e colaboração. Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento contínuo da Neotalent como um fornecedor de serviços de TI completo, não só em Portugal e Espanha, mas também noutras geografias.»
Álvaro José Ferreira, administrador executivo da Novabase, assinalou por sua vez: «Este acordo acelera a estratégia de crescimento da Novabase, concentrando os nossos recursos e as nossas energias na expansão internacional do negócio Next-Gen, particularmente nas áreas de Cognitive e Analytics. Ao mesmo tempo, integrando-se no ecossistema da Conclusion, acreditamos que a Neotalent continuará a operar de forma autónoma, mantendo a sua identidade e acelerando o seu desenvolvimento como um player nearshore de primeira linha, aproveitando a sua equipa de liderança e de profissionais qualificados.»
Já Célia Vieira, CEO da Neotalent, destacou: «Este é um momento importante para a Neotalent. Fazer parte de um grupo internacional como a Conclusion vai permitir-nos alcançar novos mercados e responder a novos desafios empresariais, aproveitando o amplo portfólio de especialistas em serviços e soluções do grupo. Vemos uma grande oportunidade de alinhar a nossa ambição de crescer com a decisão da Conclusion de ter uma forte capacidade nearshore, e damos um passo em frente na nossa visão de nos tornarmos um player de referência europeu no nosso sector. Estamos felizes por nos juntarmos ao ecossistema da Conclusion, onde certamente haverá novas oportunidades de crescimento para todos nós, aumentando a atratividade da nossa empresa.»