Reconhecidas as melhores estratégias de comunicação interna

Efacec, BNP Paribas Portugal, Grupo Ageas Portugal, Brisa, Pestana Hotel Group, FNAC e as alunas Susana Sobreiro da Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa e Sandra Costa do  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa venceram a décima segunda edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI).

Os prémios foram entregues no dia 28 de setembro, numa cerimónia que contou com a participação do selecionador nacional de andebol masculino, Paulo Jorge Pereira, enquanto presidente do Júri, juntamente com outros 11 jurados: ATREVIA e Universidade Católica (membros do Conselho Fundador do OCI), Banco Santander, BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Fidelidade, Grupo Nabeiro, Lidl, Jerónimo Martins, José de Mello, Perfumes & Companhia e Novartis (membros do Conselho Assessor do OCI).

A Efacec foi premiada na categoria Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) com o projeto «Make it smart, make it better, make it happen», cujo propósito foi o de repensar a abordagem aos 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos, tornando-os mais eficazes, tangíveis no negócio e incluídos na estratégia. O BNP Paribas foi distinguido na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna com o projeto «Palco para a Mudança», que contou com a participação dos próprios colaboradores e resultou num conjunto de iniciativas, que deram voz a diversos temas no âmbito da responsabilidade social, e permitiu trabalhar o employer branding da marca. O Grupo Ageas Portugal foi premiado na categoria de Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação com o projeto «Olá Amanhã», que teve como principal objetivo garantir a preparação dos colaboradores para a mudança para os novos edifícios e para as novas formas de trabalhar, numa cultura única e agregadora. A Brisa venceu na categoria de Eventos Internos com o projeto «Festa dos Trabalhadores – 50 anos Brisa – A Viagem», que visou comemorar os 50 anos de sucesso da Brisa, celebrar e valorizar as pessoas, reforçar o engagement e envolver os trabalhadores, o pilar central do grupo. O Pestana Hotel Group foi premiado na categoria Global: Campanhas Internacionais, com o projeto «Workshops DISCOVER our Culture», que teve como principais objetivos disseminar a cultura Pestana, promover o sentimento de união, reforçar a visão e os valores da empresa, tendo sido realizado ao longo de vários meses, em várias localidades. A FNAC foi distinguida na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna com o projeto «Digitaliza-te», que visa a digitalização de vários processos no âmbito da gestão de pessoas, com o intuito de entregar uma experiência ao colaborador mais simples, rápida, clara e atrativa. E a Jerónimo Martins recebeu o prémio Distinção do Júri pelo projeto «Campanha de Comunicação de Saúde Mental», que teve como objetivos trabalhar o estigma da saúde mental, difundir os apoios existentes e melhorar a acessibilidade aos serviços de saúde psicológica através da facilitação do processo de inscrição.

Na categoria de Melhor Trabalho Académico, o prémio foi atribuído à aluna Sandra Costa, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, pelo projeto «A Comunicação do Líder e o Engagement dos Colaboradores – Estudo de Caso: Aegon Santander Portugal». E na categoria Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, o prémio foi atribuído à aluna Susana Sobreiro, pela dissertação «Exploring the Best Internal Communication Practices for Optimal Employee Engagement in Corporate Sustainability: Hi Fly Case Study».

Daniela Agra, diretora da Atrevia Portugal, referiu na ocasião: «A comunicação interna assume-se como uma ferramenta poderosa que contribui para o sucesso em qualquer campo de trabalho. Ao investir na comunicação interna, as empresas criam uma cultura organizacional forte e produtiva. Felicito os vencedores, cujos projetos são de facto notáveis e propulsores de impacto real e incentivando a que cada vez mais empresas participem neste fórum de excelência e de boas práticas que é o Observatório de Comunicação Interna.»

Já Paulo Jorge Pereira, presidente do Júri, assinalou: «Nem sempre estamos no país das maravilhas, mas somos maravilhosos. Isto obriga-nos a não desistir facilmente das pessoas.»

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O observatório

O Observatório de Comunicação Interna (OCI), fundado em 2010 pela Atrevia, empresa global de comunicação e posicionamento estratégico, e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação interna, bem como trabalhos académicos e editoriais de relevo na área. Podem candidatar-se aos prémios entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior, cuja atividade se desenvolva em Portugal. São oito as categorias: Estratégia Integrada de Comunicação Interna, Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação, Eventos Internos, Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna, Global: Campanhas Internacionais, Líder Inspirador, Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), Trabalho Académico sobre Comunicação Interna e Trabalho Académico sobre Comunicação Interna de Alunos da Universidade Católica Portuguesa. 

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