Founderz chega a Portugal em colaboração com a Microsoft

A Founderz, escola internacional de negócios digitais, anunciou o lançamento de um programa on-line de Inteligência Artificial (IA) e Inovação em estreita colaboração com a Microsoft para o mercado português. A aposta tem como objetivo democratizar o acesso à formação em tecnologias que estão a marcar a atual tendência tecnológica a nível global. Com mais de 5.000 alunos em Espanha e 200 empresas a formar as suas equipas em IA, a plataforma virtual chega a Portugal no início de outubro com um curso, 100% on-line, que dará aos interessados as bases fundamentais e os modelos de utilização da IA, machine learning e prompt engineering.

Ao longo de três meses, os alunos terão a oportunidade de adquirir competências práticas para aplicar modelos de IA no mundo empresarial. Após a conclusão do programa e das suas atividades, os formandos receberão uma certificação da Founderz e serão elegíveis para a certificação Microsoft PL-900 através de um exame final.

Os avanços rápidos em tecnologias baseadas na linguagem natural, tanto na fala, como na visão, bem como em soluções relacionadas com a IA, vieram revolucionar a eficiência humana e o nível de produtividade laboral. Ferramentas de IA, por exemplo o Bing AI ou o ChatGPT, bem como plataformas low-code/ no-code, têm permitido a utilizadores «não técnicos» resolverem desafios ou tarefas complexas em poucos minutos, algo que parecia impossível há apenas alguns meses. É neste contexto que a Founderz aposta numa nova formação de IA e Inovação em colaboração com a Microsoft para o mercado português.

O objetivo do programa é aprofundar estes dois conceitos (low-code/ no-code) a fim de oferecer uma formação completa que permita aos alunos programar em IA. Todos os interessados irão terminar esta formação a compreender melhor estas plataformas e, sobretudo, dominando-as a nível profissional. Tudo isto, centrado num modelo de educação personalizado à medida de cada aluno, 100% on-line, com flexibilidade de horários e que tem como ponto de encontro um verdadeiro campus virtual. É a partir daqui que a experiência educativa de colaboração entre alunos assume uma elevada importância dado que 75% deste programa terá lugar fora da sala de aula e em constante interação com outros formandos.

Pau Garcia-Milà, chief executive officer (CEO) da Founderz, partilha: «A Inteligência Artificial e as plataformas de programação low-code/ no-code registaram um crescimento sem precedentes nos últimos anos. Segundo a Gartner, até 2024, as ferramentas low-code ou no-code permitirão que 80% dos produtos e serviços digitais sejam criados por pessoas que não sabem programar. Acreditamos que devem existir opções educativas para aceder a uma formação de qualidade nestes domínios, e nada melhor do que colaborar com a Microsoft, uma referência clara no sector, que marca o ritmo da inovação, que é cada vez mais rápido.»

Por sua vez, Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia da Microsoft Portugal, refere: «Vivemos um momento paradigmático marcado por um ritmo de inovação sem precedentes. A produção de informação ultrapassa a própria capacidade de a acompanhar. As pessoas estão disponíveis para aproveitar todo o potencial da Inteligência Artificial, uma tecnologia que é tão poderosa como empoderadora. Mas é preciso fazê-lo de forma responsável, e é por isso essencial apostar na literacia digital e na promoção de competências digitais nesta nova era. A Microsoft tem vindo a contribuir continuamente para a aceleração da transformação digital e para promover o incremento de competências digitais nas nossas populações. Temos, enquanto organização, objetivos ambiciosos de skilling em Inteligência Artificial, e esta colaboração é mais um passo nesse sentido. Todos os esforços são poucos para aprofundar ainda mais a implementação de uma Inteligência Artificial generativa eticamente responsável

Já Enrique Ruiz, chief employability officer da Microsoft, assinala: «É sempre motivador colaborar com organizações como a Founderz, que se preocupam em estar na vanguarda da formação das pessoas para lhes proporcionar maiores oportunidades de carreira e potenciar o seu talento. É uma honra para a Microsoft poder colaborar neste programa, contribuindo com o nosso know-how em inovação e tecnologias como a IA, machine learning e low-code/ no-code, bem como facilitando o acesso aos exames das nossas certificações oficiais, que são muito procuradas numa altura em que todas as organizações se estão a tornar empresas tecnológicas, independentemente do sector em que operam.»

Esta nova formação aproveita ao máximo o potencial das novas tecnologias para melhorar a experiência de aprendizagem através de um modelo que entende o estudante como parte da inteligência coletiva do programa. Será lecionado num formato 100% on-line através de uma metodologia de microaprendizagem, concebida para facilitar a conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional. Além disso, os conteúdos, aos quais os alunos têm acesso ilimitado a partir do momento em que se inscrevem, são constantemente atualizados para os manter a par dos últimos desenvolvimentos e tendências do sector.

Mais informações aqui.

.

A Founderz

A Founderz, cofundada por Pau Garcia-Milà e Anna Cejudo, está a transformar o modelo educativo tradicional e a sua missão é criar a melhor experiência educativa on-line apoiada na utilização de novas tecnologias, como a IA ou o Metaverso.

A sua metodologia baseia-se na combinação do conhecimento e do know-how de académicos e grandes profissionais do sector com a inteligência coletiva criada por toda a comunidade Founderz. Por outras palavras, o aluno assume o controlo da sua aprendizagem e a figura do professor como única fonte de verdade desaparece.

A Founderz conta atualmente com uma comunidade internacional de mais de 7.000 alunos em mais de 20 países. Além disso, mais de 200 empresas já confiam nos seus programas on-line para formar as suas equipas.