O programa «Liderança Social para Gestores»,integrado na Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria da Fundação «la Caixa», do Banco BPI e da Nova SBE, vai iniciar no final do mês de setembro mais uma edição da formação para gestores que pretendem apoiar organizações sociais. Capacitar estes profissionais do sector privado com os conhecimentos e o network necessários para colocarem a sua experiência ao dispor do sector da economia social é o objetivo desta iniciativa, cuja sétima edição se realiza de 26 a 29 setembro e a 13 de outubro nas instalações da Nova SBE, no campus de Carcavelos. As inscrições, limitadas às vagas disponíveis, estão abertas e podem ser feitas aqui.
Informações sobre a Iniciativa para a Equidade Social aqui.
De assinalar que 2023 Portugal registou uma taxa de risco de pobreza superior à média da União Europeia (18,4% versus 16,8%), valores que se refletem diariamente em novos pedidos de apoio às organizações sociais que acompanham famílias e ajudam a melhorar as condições de vida de milhares de pessoas em todo o país. Para apoiar a gestão e sustentabilidade destas organizações sociais, o programa «Liderança Social para Gestores» propõe capacitar e integrar profissionais do sector privado com experiência de liderança que pretendam dar o seu contributo a estas organizações.
São três dias e meio de aprendizagem divididos em várias fases, que permitem aos participantes ter uma experiência transversal: learn, apply and engage. Vão ser abordados, entre outros, temas como os seguintes: contexto social, político e histórico do sector; quadro jurídico, modelos de governance, fundraising, medição de impacto das organizações sociais. Serão criados momentos para permitir que os participantes tenham contacto direto com algumas organizações e conselheiros de referência, partilhando testemunhos e exemplos de boas práticas.
Para além da relevância dos conteúdos e da partilha de testemunhos de um leque de experientes professores/ oradores, os participantes contam ainda com a possibilidade de vir a integrar um órgão social numa organização social de referência.
Na sua sexta edição, o programa alargou a sua abrangência territorial ao Porto, através de uma parceria com a Católica Porto Business School. Mais de 120 gestores já foram formados no âmbito do programa e atualmente são apoiadas 24 organizações sociais por mais de 60 conselheiros em voluntariado de competências. Até 2025, o programa prevê estender-se a novas geografias, dando oportunidade a outros territórios nacionais de integrar mais organizações e mais conselheiros.
Vídeo abaixo.